Suzi Quatro comenta o álbum de Bob Dylan que a deixou "viciada para a vida toda"
Por André Garcia
Postado em 29 de setembro de 2023
Nos anos 70, no rock pesado a misoginia imperava como uma cultura, com bandas como AC/DC, Aerosmith e Led Zeppelin objetificando as mulheres. Foi em meio a isso que surgiu a baixista e vocalista Suzi Quatro, uma pioneira que influenciou bandas como Runaways, The Slits e L7.
Apesar de sua praia ter sido o hard rock, uma de suas maiores influências foi Bob Dylan — confirmando que não há gênero musical que o trovador americano não tenha influenciado. À Forbes, ela escolheu como álbum favorito "Blonde on Blonde" (1966), que a deixou "viciada para a vida toda".
"Eu tinha 14 anos, tinha acabado de entrar para minha primeira banda, The Pleasure Seekers, tocando em clubes e me aprimorando em tocar baixo e cantar. Minha mente era como uma esponja. Depois de ver o Blue Magoo's no Chessmate em Detroit, minha cidade natal, acabamos indo ao hotel deles. [Foi lá que] ouvi, pela primeira vez, este álbum ['Blonde on Blonde']. Eu conhecia o artista, é claro, e era fã, mas depois daquilo fiquei viciada para a vida toda. Qualquer um que possa dizer 'oh mama' de tantas maneiras diferentes em uma música é meu herói... Eu era tão fã que costumava sentar no meu quarto, no porão, com um incenso aceso e trancar as pessoas lá para que viessem me ouvissem recitar suas letras. Já fiz uma versão de 'Just Like a Woman', e fiz um especial na BBC 2 Radio 2 sobre ele. Sou fã! Ele me faz passar pela vida. Eu amaria fazer um dueto [com ele], ou pelo menos conhecê-lo... Um colega geminiano."
Na mesma publicação, Tre Cool, do Green Day, também apontou um álbum de Bob Dylan, "Blood on the Tracks" (1975), como favorito:
"É Bob Dylan em seu auge. É vulnerável e cauteloso; é honesto, mas não acredite em tudo o que ouve; é orgulhoso, mas inseguro; é chocante e belo. 'Idiot Wind', 'You’re A Big Girl Now', 'Shelter From the Storm' te envolvem e fazem sua cabeça girar. Divertido e esclarecedor. É um disco perfeito dos anos 1970."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps