Adrian Smith ficou com medo quando Martin Birch começou a trabalhar com o Iron Maiden
Por Mateus Ribeiro
Postado em 29 de setembro de 2023
O icônico Martin Birch foi um dos produtores mais conceituados da história do Heavy Metal. Ao longo de sua carreira, Martin trabalhou com gigantes da música pesada, como Whitesnake, Blue Öyster Cult, Wishbone Ash, Fleetwood Mac, Rainbow, Deep Purple, Black Sabbath e Iron Maiden.
A parceria entre Martin Birch e Iron Maiden começou em 1981 e acabou no início da década seguinte, quando o produtor se aposentou. Enquanto trabalhou com o grupo liderado por Steve Harris, Birch gravou os discos mais célebres da banda.
A chegada de Martin ao Iron Maiden foi muito importante para moldar o som do quinteto (que virou sexteto em 1999), porém, causou medo em Adrian Smith, guitarrista que havia se tornado integrante do conjunto em 1980.
"Deep Purple é minha banda favorita, então, quando Martin veio para fazer ‘Killers’, eu estava realmente muito nervoso com ele porque pensei que ele pensaria que eu era simplesmente uma merda", disse Adrian, em matéria especial publicada no site da Metal Hammer.
"Quero dizer, esse cara tirou o melhor proveito de Ritchie Blackmore, gravou o álbum ‘In Rock’ e tudo mais. Então, o que o pequeno Adrian Smith faria para impressioná-lo? Mas Martin entendeu onde o Maiden queria estar; ele tirou o melhor proveito das pessoas e foi um elemento fundamental para trazer à tona todas essas ideias, permitindo-nos fazer discos que soavam tão fortes", complementou o guitarrista.
Martin Birch se aposentou em 1992, depois de produzir "Fear Of The Dark", nono disco de estúdio do Iron Maiden. O produtor morreu em agosto de 2020, aos 71 anos de idade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps