Marty Friedman não entendeu nada quando o Metallica se tornou popular fora do Metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de setembro de 2023
O músico estadunidense Marty Friedman, que foi guitarrista da banda de Thrash Metal Megadeth entre 1990 e 2000, concedeu entrevista ao site australiano Wall Of Sound. Friedman falou sobre a evolução do Heavy Metal, estilo que com o passar do tempo, ganhou inúmeras ramificações.
"Eu simplesmente acho que é um grande tipo de sucesso inesperado. Quando comecei a tocar, eu queria fazer a música mais extrema que pudesse, e sabia que não havia como essa música chegar ao mainstream", afirmou Friedman, que fez como seu ex-parceiro de trabalho Dave Mustaine e falou sobre o Metallica.
"Quando o Metallica lançou um álbum que se tornou popular, pensei que era o fim do mundo. Eu não conseguia entender o fato de que as pessoas do mainstream iriam começar a entrar no metal. O fato do Metal se ter tornado cada vez mais popular ao longo dos anos e de agora se ter ramificado em tantos outros tipos de música como uma doença, ainda mais no Japão do que em qualquer outro lugar", complementou o guitarrista, que provavelmente se referiu a "Black Album", quinto disco do Metallica.
Lançado em agosto de 1991, "Metallica" (título original de "Black Album") é o disco mais vendido do Metallica e emplacou os hits radiofônicos "Enter Sandman", "The Unforgiven" e "Nothing Else Matters".
O ex-integrante do Megadeth também falou sobre o cenário do Metal no Japão, onde ele mora há duas décadas.
"Aqui no Japão, mesmo nas paradas de músicas Pop, sempre há a presença da guitarra. Há solos de guitarra. Às vezes breakdowns. É muito moderno – não são clichês datados do Metal, mas simplesmente há uma presença do Metal. Está crescendo, crescendo e crescendo, então, sinto que é como um bônus. [Estou] muito feliz em ver o desenrolar e feliz por fazer parte disso, porque é isso que me propus a fazer. Eu queria tocar esse tipo de música rebelde, mas, é claro, todos nós queremos que o maior número possível de pessoas ouçam, então é algo maravilhoso de se assistir", complementou Friedman.
Marty Friedman foi um dos integrantes da formação clássica do Megadeth, ao lado de Dave Mustaine (guitarra/vocal), David Ellefson (baixo) e Nick Menza (bateria). Ao longo de sua gloriosa passagem pelo grupo de Thrash Metal liderado por Mustaine, Friedman gravou os álbuns "Rust In Peace", "Countdown To Extinction", "Youthanasia", "Cryptic Writings" e "Risk", além do EP "Hidden Treasures".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps