A banda que Ozzy Osbourne chamou de "encontro do heavy metal com os Beatles"
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de setembro de 2023
Além de ser um pioneiro do metal como vocalista do Black Sabbath, Ozzy Osbourne sempre foi um amante da música ao longo da vida. Em sua carreira, elogiou uma variedade de músicos, desde seus heróis iniciais, The Beatles, até colegas de gênero como Motörhead.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
Como especialista no gênero metal, Osbourne fez muitos comentários sobre o lado mais pesado do desenvolvimento da música. Uma banda pela qual ele tem um amor particular é a lendária Nirvana, do grunge. O nativo de Birmingham tem tanta paixão pela banda de Kurt Cobain que chegou a compará-los aos Beatles, o grupo ao qual eles creditaram influenciar os aspectos mais melódicos de seu som.
Em uma entrevista para o VH1 (via Far Out) em um documentário sobre o trio "Smells Like Teen Spirit", Osbourne destacou a natureza contrastante de seu som e a forma como eles uniram elementos do metal com o pop. Ele disse: "Eu amo Nirvana, era como heavy metal encontrando os Beatles, sabe, até certo ponto".
Isso não seria a última vez que Osbourne refletiria sobre a genialidade do Nirvana. Em sua autobiografia de 2009, "Eu Sou Ozzy", ele revelou que a canção mais famosa do Nirvana teve um "enorme" impacto sobre ele e disse estar "muito orgulhoso" de ouvir que Cobain era um fã seu. Ele escreveu: "Teve um enorme impacto em mim, 'Smells Like Teen Spirit'. Fiquei muito orgulhoso quando descobri que Kurt Cobain era meu fã. Eu achava que ele era incrível."
Apesar de Cobain e Nirvana serem fãs de Ozzy Osbourne, eles recusaram uma vez a oportunidade de abrir para ele. Quando o Nirvana estava no auge de seu poder, receberam várias ofertas para abrir para atos proeminentes, incluindo Guns N' Roses e Rush. No entanto, em sua verdadeira essência, eles recusaram, mantendo que não queriam se aproveitar do sucesso de ninguém, e se fossem tocar em grandes arenas, seria apenas como headliners.
Cobain disse a Gilbert Blecken em 1991: "Eu entendo Ozzy gostar de nós porque temos pelo menos algumas semelhanças com sua antiga banda. Claro, eu respeito o homem, sempre amei sua música, exceto pelos últimos cinco álbuns ou algo assim."
Relembrando um encontro que tiveram com Osbourne, Cobain disse: "Ozzy também estava no mesmo estúdio de mixagem que nós para o nosso último disco, e nos encontramos nos corredores algumas vezes".
Refletindo sobre o estado de Osbourne na época, ele continuou: "Não conversamos, mas houve algumas vezes em que estávamos indo um na direção do outro e eu tive que me encostar na parede e esperar que ele passasse cambaleando por mim, porque ele estava tão fora de si. Ele (Ozzy) também nos convidou para fazer turnê com ele, mas recusamos. Teria sido divertido e emocionante fazer parte de seus últimos shows, mas nós realmente não queríamos tocar em grandes arenas como banda de abertura para alguém."
Os fãs de Nirvana
Em uma entrevista recentemente resgatada pelo Podcasts Traduzidos, dois ícones do rock, Kurt Cobain e Dave Grohl, do lendário Nirvana, abriram o jogo sobre seus sentimentos em relação aos fãs apaixonados da banda que conquistou o mundo nos anos 90. O que eles revelaram pode surpreender muitos.
Kurt Cobain, o vocalista icônico da banda, compartilhou seus sentimentos sobre a devoção dos fãs, chamando-a de "constrangedora". Em suas palavras: "Nada mais constrangedor do que um grupo de pessoas se aproximando de você, sacudindo, fazendo barulho, e você sabe, te elogiando e te tratando como se você fosse algum deus ou algo assim. É realmente embaraçoso", disse Cobain. Essa perspectiva sincera oferece uma visão rara da relação entre artistas e seus seguidores mais fervorosos.
Por outro lado, Dave Grohl, o renomado baterista que mais tarde fundaria o Foo Fighters, explicou que, apesar dos elogios e da adoração dos fãs, o Nirvana não se via como "grandioso" como muitos costumavam pintar a banda de grunge. Grohl revelou: "As pessoas sempre estão te dizendo que você é incrível, tão talentoso, que sua banda é ótima, que você revolucionou o rock and roll. E você só pensa que não, que não fiz nada disso, que nada realmente mudou. Eu não me vejo como alguém grandioso, e não entendo por que todos estão tão encantados com a banda." Essa honestidade emocional oferece um vislumbre do peso que a fama pode trazer para artistas que, por trás do sucesso estrondoso, continuam sendo pessoas comuns.
Em uma indústria onde a adulação dos fãs é uma parte intrínseca da experiência musical, as palavras de Cobain e Grohl são um lembrete vívido de que, por mais amados e reverenciados que sejam, os artistas são seres humanos com suas próprias inseguranças e dúvidas. A entrevista reveladora resgatada pelo Podcasts Traduzidos lança luz sobre a complexa dinâmica entre ídolos e seus seguidores apaixonados, lembrando a todos nós que, por trás das músicas icônicas, existem indivíduos com suas próprias jornadas emocionais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Os álbuns do Pink Floyd que Roger Waters chamou de "pretensiosos"
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Cobra Spell entra em um hiato indeterminado
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
O guitarrista que Slash acabou descobrindo que "copiava sem perceber"
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth


Tour manager do Guns N' Roses fala sobre emoção de Axl ao conhecer Ozzy Osbourne
A pior música do pior disco de Ozzy Osbourne, segundo o Heavy Consequence
A música de Ozzy que atingiu o topo das paradas, mas não aparece nas coletâneas "Best Of"
Ozzy Osbourne ganha Boneco de Olinda em sua homenagem
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
Zakk Wylde conta como escreveu "Ozzy's Song" para o novo álbum do BLS
Lzzy Hale relembra conversa inusitada com Axl Rose nos bastidores de último show de Ozzy
Halestorm precisou mudar música que tocaria no "Back to the Beginning"
"Encontrei Ozzy lá em 1773", diz Tommy Aldridge ao contar como conheceu o madman nos anos 70
O incrível músico que o Black Sabbath pensou em chamar, mas Ozzy Osbourne rejeitou a ideia
O sucesso colossal de Ozzy Osbourne que foi tocado em apenas um show do Madman


