Max Cavalera reconhece importância de "Roots", mas não curtiu muito o disco
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de outubro de 2023
O músico brasileiro Max Cavalera é guitarrista, vocalista e membro fundador do Soulfly e do Cavalera Conspiracy. Max também toca guitarra/canta nas bandas Go Ahead And Die e Killer Be Killed. Não se pode esquecer que o invejável currículo do icônico frontman inclui uma passagem gloriosa de dez anos pelo Sepultura, grupo que ele fundou nos anos 1980, ao lado de seu irmão, o baterista Iggor.
Enquanto foi integrante do Sepultura, Max gravou seis discos de estúdio e foi justamente o último, intitulado "Roots", que se tornou o maior sucesso da carreira da banda (e do próprio Max).
Lançado em fevereiro de 1996, "Roots" é um álbum brilhante, marcado pela interessante mistura de Thrash/Groove Metal e elementos da música brasileira. O disco se tornou um dos lançamentos mais emblemáticos dos anos 1990, porém Max Cavalera tem sentimentos distintos quando se lembra do citado trabalho.
"De certa forma, eu preferia o lado não tão bem-sucedido de estar em uma banda. Tudo ficou muito grande. Foi estranho, porque nos tornamos tendência e havia algo de errado nisso.
Éramos uma banda de Metal, deveríamos ser a ovelha negra! Há pessoas que gostam, mas todo mundo deveria odiar. Quando todo mundo gosta, há algo errado, seja conosco ou com o mundo! Ha ha ha! Portanto, não gostei muito do ‘Roots’. É estranho para mim agora, porque olho para trás e penso em como me separei da banda naquela época, logo após o ‘Roots’", declarou Max, em entrevista concedida à Metal Hammer.
Apesar de não ter curtido muito a época de "Roots", Max reconhece o legado de sua obra mais famosa.
"‘Roots’ levou o metal a um novo patamar. É considerado um dos álbuns de metal mais inovadores. Dave Grohl disse em uma entrevista que ‘Roots’ mudou sua vida. Então, sim, é ótimo ter feito isso. É bom que as pessoas saibam que não tivemos medo de correr riscos e de fazer o que achávamos certo. E tudo isso veio de assistir a um filme. É um álbum muito legal", complementou o fundador do Sepultura.
O filme mencionado no parágrafo anterior é "At Play In The Fields Of The Lord" ["Brincando nos Campos do Senhor"], lançado em 1991.
"É sobre dois missionários que vão para a floresta tropical. Fui até a Gloria [esposa de Max e ex-empresária do Sepultura] e disse: ‘Você provavelmente vai achar que estou louco, mas eu gostaria de gravar um disco conceitual e ele será gravado com as tribos brasileiras’. Eu queria ir a fundo nas raízes da música brasileira", contou Max.
Embora "Roots" tenha se tornado um sucesso instantâneo, o álbum foi o último registro do Sepultura gravado por Max Cavalera. O guitarrista/vocalista saiu do grupo em dezembro de 1996, por desentendimentos com os demais integrantes do quarteto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps