Empresário do Iron Maiden não gostava de Bruce Dickinson, mas Steve Harris bancou vocalista
Por Mateus Ribeiro
Postado em 18 de outubro de 2023
Os dois primeiros discos do Iron Maiden, que contam com o vocalista Paul Di'Anno, são bons registros e apresentam ótimas músicas, como "Running Free", "Prowler", "Phantom Of The Opera", "Wrathchild" e "Prodigal Son". Apesar de ter feito um bom trabalho enquanto foi o cantor do Iron Maiden, Paul Di'Anno se deixou levar pela vida de rockstar, começou a exagerar na curtição e foi demitido.
Iron Maiden - Mais Novidades
"Sabíamos que era muito importante mudar de cantor, mas também sabíamos que não poderíamos continuar com Paul. Quando ele começou a se envolver com a banda, Rod [Smallwood, empresário] me perguntou se havia algum problema em potencial que poderia surgir no futuro que ele deveria saber. E eu disse: ‘Tenho que ser honesto. Pode haver um problema com Paul, porque às vezes sua atitude é um pouco estranha’" declarou Steve Harris, baixista e líder do Iron Maiden, que foi um dos personagens de matéria especial publicada na edição 170 da revista Classic Rock.
"Paul começou a entender um pouco todo o aspecto do ‘estilo de vida’ de uma estrela do rock. E eu pensei, bem, é melhor você controlar isso, vou ficar de olho em você. Eu sabia que a única coisa que poderia acabar com o Maiden eram eles mesmos. Mas Paul era muito exagerado. Ele começou a ter problemas vocais, fumava como uma chaminé, bebia conhaque, estava usando cocaína e speed também, e estava faltando aos shows", contou Rod Smallwood.
No fim das contas, Paul foi demitido e acabou ficando aliviado após se desligar do Iron Maiden, segundo suas próprias palavras.
"Quando você está ferrado com drogas e álcool, você se transforma em um completo idiota. Mas senti alívio quando fiz aquele último show."
A vaga de vocalista do Iron Maiden foi preenchida por Bruce Dickinson, que cantava na banda Samson, de onde saiu o baterista Clive Burr, que gravou os três primeiros discos da Donzela.
"O Samson fez apenas alguns shows com o Maiden, mas eu tinha plena consciência de que eles tinham muitos seguidores. Eu os conferi quando o Samson foi a atração principal em um local de Londres chamado Music Machine. Fiquei arrepiado ao vê-los. Tive a mesma sensação que tive quando era criança ao ouvir ‘In Rock’, do Deep Purple. Lembro-me de pensar: ‘Uau, isso é como o Purple dos anos 80’. Eu estava olhando para o Paul e pensando que eu deveria estar lá em cima", contou Dickinson, que de fato, ocupou o lugar de Paul.
Steve Harris queria que Bruce Dickinson fosse o vocalista de sua banda, porém, no que dependesse do empresário Rod Smallwood, o cantor do Maiden poderia ser outro.
"Eu nunca gostei muito do Samson, mas sempre achei o vocalista deles bom. Pensei: ‘Sim, o cara tem uma voz muito boa e sabe como trabalhar com uma multidão’. Na verdade, eu achei que ele se parecia um pouco com Ian Gillan. Quando a merda realmente aconteceu com Paul, ele foi uma das primeiras pessoas em quem pensei. Rod não estava muito interessado", disse o chefão da banda.
"Eu nem conhecia o Bruce, mas não gostava muito dele. Eu achava Bruce Bruce um nome estúpido, achava que a roupa branca que ele usava no palco era muito ruim, e também Samson tinha mexido com o Maiden antes de eu me envolver; eu guardo rancor", relatou Smallwood, que foi vencido por Harris.
"Eu não me importava, apenas achava que o cara tinha uma ótima voz. Então, eu disse: ‘Que se dane isso, eu o quero’. Combinamos de ir a Reading para dar uma olhada e ver se ele estava interessado."
O fundador e o empresário do Maiden foram até a cidade inglesa de Reading. Smallwood entrou em contato com Dickinson, mas a missão começou de forma um pouco complicada.
"Rod conversou comigo no Reading Festival e disse que gostaria que eu fizesse um teste. As primeiras palavras que saíram da minha boca foram: ‘Bem, quando eu conseguir o emprego, o que acontecer, não espere que seja igual ao cara que você tem no momento’. Achei que seria melhor entrar lá com todas as armas em punho", desafiou o ousado Bruce Dickinson.
O final da história todos nós conhecemos: Bruce foi contratado, elevou o nível de qualidade do Maiden, gravou alguns dos principais clássicos do Heavy Metal e se firmou como um dos maiores vocalistas do estilo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que fazia Lemmy perder a paciência; "era só pra me irritar"
Elton John revela qual o maior cantor de rock que ele ouviu em sua vida
A banda de metal que Lars Ulrich achava inalcançável, mesmo sem virar gigante como o Metallica
A canção que Page e Bonham respeitavam, mas achavam que nada tinha a ver com o Led Zeppelin
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
Falar mal do Dream Theater virou moda - e isso já perdeu a graça há tempos
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Cabeça Dinossauro" dos Titãs
Derrick Green anuncia estar formando nova banda para o pós-Sepultura
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Faixa de novo EP do Sepultura remete à música do Black Sabbath cantada por Ian Gillan
Os motivos que fizeram Iggor Cavalera recusar reunião com o Sepultura, segundo Andreas Kisser
Rapper brasileiro vence Yoko Ono em batalha judicial pelo nome
A banda que parecia barulho sem sentido e influenciou Slipknot e System Of A Down
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
O hit dos anos 1960 que está entre as melhores músicas da história, segundo Slash
Iron Maiden anuncia que "The Future Past Tour" continuará em 2024
O grande problema que invalida o documentário do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Bruce Dickinson já pensou em largar o Iron Maiden e se dedicar à esgrima
O clássico do Iron Maiden cujo título surgiu após filme de terror e conversa de bar
A besteira cometida por Arjen Lucassen que fez projeto com Bruce Dickinson ser cancelado
Sobrinha de Clive Burr (Iron Maiden) fará estreia na WWE
Blaze Bayley abre o coração e fala sobre luta contra alcoolismo e depressão
Por que o Iron Maiden não vai ao Rock and Roll Hall of Fame, segundo o empresário
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Por que o Brasil foi escolhido para o último show de Nicko McBrain com o Iron Maiden
A opinião de Paul Di'Anno sobre Bruce Dickinson, que o substituiu no Iron Maiden


