Como momento difícil fez Tuomas Holopainen compor álbum "Century Child" do Nightwish
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de novembro de 2023
Em uma entrevista concedida ao livro "Nightwish – A Biografia Oficial", lançado pela EV7, Tuomas Holopainen, o cérebro por trás do Nightwish, compartilhou os desafios que enfrentou durante a criação do álbum "Century Child". Segundo o músico, o disco, que não começou como um projeto temático, acabou se transformando em um registro conceitual com o pano de fundo sendo seus sentimentos mais intensos.
Nightwish - Mais Novidades
"Century Child não é um álbum temático em si, mas uma vez que eu havia escrito metade das músicas, percebi que cada uma delas, até mesmo os títulos, era sobre os mesmos motivos: infância, inocência, especialmente a perda da inocência", explicou Holopainen.
Os seis meses que antecederam a gravação de "Century Child" foram descritos por Tuomas como o momento mais difícil de sua vida. A música reflete claramente essa fase turbulenta, servindo como uma espécie de catarse para o compositor. Em suas próprias palavras, ele afirmou: "Eu simplesmente queria colocar no papel tudo o que estava acontecendo. Eu nunca me senti tão tentado a usar a palavra 'porra' quanto na composição das letras das músicas de Century Child. Tentei evitar isso. Mas você certamente consegue encontrar muitas emoções fortes lá, ansiedade e até desesperança."
A faixa de abertura, "Bless the Child", é apontada por Holopainen como o ponto de partida do álbum, explorando temas como infância e inocência perdida. Logo em seguida, "End of All Hope" é descrita como uma representação de seus sentimentos em relação à vida na época. A melancolia persiste em "Dead to the World", onde o mundo parece não oferecer mais nada.
Esses temas, segundo o músico, são profundamente pessoais e revelam a natureza terapêutica da música como uma forma de expressão. Para Holopainen, o Nightwish sempre foi um diário, uma maneira de desabafar e registrar suas experiências. Ele destaca que, enquanto "Wishmaster" foi um álbum mais positivo, "Century Child" reflete um período em que ele estava confrontando e processando suas frustrações e desilusões.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Crucificados Pelo Sistema", disco icônico do punk nacional, é relançado com bônus
O clássico do Genesis que Phil Collins não quis mais cantar por não entender a letra
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
Mick Jagger elege seus álbuns e músicas favoritos dos Rolling Stones
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
Os melhores discos de rock e metal lançados em 1982, segundo a Louder
A saga de Christopher Lee no Heavy Metal
Após mais de seis décadas, The Hollies anuncia fim das atividades
A polêmica capa do Bon Jovi mudada por seu vocalista porque "seria um suicídio profissional!"
Gene Simmons explica que o Kiss não tem mais autonomia para fazer o que quiser
A brutalidade do Grave Digger em "Return of the Reaper"
Os dois Titãs que realmente faziam a diferença, segundo o empresário Manoel Poladian
As 6 perguntas sobre Nando Reis que até hoje permanecem sem resposta
A banda de rock que não saía dos ouvidos do escritor Gabriel García Márquez


Anneke van Giersbergen é a "heroína cult" de Floor Jansen
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
5 bandas que todo fã sente inveja de quem viu ao vivo na formação clássica
Tarja Turunen já participou de evento na Rússia que definiu como "humilhante"
Tarja Turunen afirma que não voltaria a trabalhar com ex-parceiros de Nightwish
Tarja diz que poderia ter transformado a vida do Nightwish num inferno
A música do Evergrey que levou Floor Jansen às lágrimas
Vocalista do Sonata Arctica convenceu Tuomas Holopainen a continuar no Nightwish
Tuomas Holopainen, do Nightwish, comenta sua estranha abstinência


