Queen: Brian May relembra tempos de "crise" durante "A Night at the Opera"
Por André Garcia
Postado em 22 de novembro de 2023
Em 1975, o Queen já havia lançado seus três primeiros álbuns, "Queen" (1973), "Queen II" e "Sheer Heart Attack" (ambos 1974). Embora já tivessem hits como "Keep Yourself Alive", "Now I'm Here" e "Killer Queen", eles ainda não tinham realmente emplacado no que se referia a venda de discos.
Queen - Mais Novidades
Para piorar, a banda com seu antigo empresário estava sendo explorada e não via a cor do dinheiro que estava rendendo. Dessa forma, em "A Night of the Opera" (1975), com um novo empresário, foi para eles o momento do tudo ou nada.
Em entrevista de 2017 para a Classic Rock, Brian May relembrou aquela fase:
"Em termos de negócios, estávamos em crise. Tivemos muito sucesso, mas estávamos em uma situação empresarial que parecia não ter luz no final do túnel. Não estávamos recebendo nada de nossos royalties e, embora o dinheiro não seja tudo, não é bom sentir que está em uma situação de trabalho escravo."
"Então, 'A Night at the Opera' realmente era uma situação de ou vai ou racha nesse quesito. John Reid, que tinha acabado de assumir como nosso empresário, disse que cuidaria do lado comercial e que deveríamos [nos preocupar apenas em] fazer o melhor álbum que já fizemos! Mas havia aquele sentimento de que, se não fosse bem-sucedido, estaríamos para sempre no vermelho, então tivemos a sorte de fazer o álbum [mais importante] de nossas vidas. E realmente acho que foi."
"Eu gosto de todos os álbuns do Queen, mas 'A Night at the Opera' tem uma qualidade cintilante. Não que seja perfeito, mas… algo [especial]."
A faixa de abertura do "A Night at the Opera" é "Death on Two Legs" — cujo título completo é Death on Two Legs (Dedicated to...) [morte sobre duas pernas, dedicada a...]. Em sua letra, Freddie Mercury detonou impiedosamente seu antigo empresário, Norman Sheffield. As críticas foram tão pesadas que ele, mesmo sem ter o nome citado, processou a banda e sua gravadora por difamação. O caso terminou em um acordo fora do tribunal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
Vocalista do Godsmack defende opção por Mike Mangini como novo baterista
O pior disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
70000 Tons of Metal anuncia primeiras atrações para viagem de 2027
Wolf Hoffmann admite não ter tanto orgulho de discos do Accept nos anos 1990
O disco dos anos oitenta que fez o Rush perder fãs e deixou Alex Lifeson insatisfeito
Mantas e Abaddon não descartam novas músicas após shows de reunião
Saxon anuncia título do novo álbum, que sai em janeiro de 2027
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
Rush deve ser a próxima banda a confirmar temporada no The Sphere
A música do Pink Floyd que David Gilmour adora, mas se recusa a tocar
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward

O álbum dos anos 70 que Axl Rose colocou entre os maiores da história do rock
As duas palavras que resumem o segredo do som único do Queen
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
O vocalista que Robert Plant julgava inalcançável e que idolatrava o cantor do Led Zeppelin
O guitarrista selvagem que Brian May colocou entre os pilares do rock
Steve Howe (Yes) conta como foi tocar em "Innuendo", do Queen
As duas faces de Freddie Mercury que até Brian May tinha dificuldade de decifrar
Futuras atividades do Queen dependem de Brian May, revela Roger Taylor
O "Freddie Mercury" do grunge, de acordo com Chris Cornell; "ele já era um rockstar"
Vocalistas: algumas das grandes vozes do rock
Rob Halford acha que se Freddie Mercury não fosse gay, o Queen seria uma banda diferente


