A cena de partir coração que Ney Matogrosso viu em caçada que o fez ver crueldade humana
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de dezembro de 2023
Na sua infância, Ney Matogrosso vivia na cidade de Bela Vista, que na época em que nasceu pertencia ao Mato Grosso e hoje faz parte do Mato Grosso do Sul. Nessa localidade, o futuro cantor do Secos & Molhados vivenciou o contato com a natureza, que o fazia se sentir muito bem.
O outro lado dessa vida afastada dos grandes centros foi conviver com situações específicas desse tipo de lugar que não o agradavam, como sair para caçar animais. O assunto surgiu na autobiografia "Vira-Lata de Raça".
"Foi um período muito feliz, andávamos a cavalo em meio a uma floresta cheia de bichos, tomávamos banho no açude cheio de jacarés. Passava o dia todo subindo em árvores e tomando banho de cachoeira, como faço até hoje na minha fazenda. O Mato Grosso mexeu de maneira muito intensa com a minha imaginação. Lembro que contavam muitas histórias de lobisomem, eu ficava impressionado. Em meio à natureza me sinto verdadeiramente em casa, tenho profundo respeito pela fauna e flora.
Quando fui convidado a participar de uma caçada na mata com meus tios e amigos na fazenda do mau avô, compreendi a crueldade do que o homem é capaz. Um bando de macacos passou perto de nós, os homens viraram seres irracionais e começaram a atirar nos bichos, simplesmente para treinar pontaria. Vi uma macaca fêmea agitando os braços, como se dissesse: 'Não façam isso!' os homens não se importaram, atiraram sem parar na família de macacos. mataram as mães, os filhotes caíram nos chão. Depois ainda atiraram nos filhotes. Fiquei horrorizado. Foi como se algo se revelasse para que eu aprendesse a defender a natureza e os animais, a ecologia se manifestou forte dentro do meu ser".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps