O álbum alternativo dos anos 90 considerado por Mike Portnoy o "novo Sgt. Pepper's"
Por André Garcia
Postado em 04 de dezembro de 2023
Em seus tempos áureos, o rock passava por uma revolução a cada 10 anos: Em 1957 Little Richard deu a largada com o lançamento de "Tutti Frutti"; em 1967 os Beatles tornaram o rock e a psicodelia arte com "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band"; em 1977 o Sex Pistols viraram o rock de cabeça para baixo com "Never Mind the Bollocks"; em 1987 o Guns N' Roses cortou a farora e levou o hard rock de volta às suas raízes com "Appetite for Destruction"; e em 1997 o Radiohead redefiniu o gênero e o preparou para o século XXI com "OK Computer".
Mike Portnoy - Mais Novidades
Lançado numa época onde o rock alternativo parecia perder o fôlego, "OK Computer" arrancou o Radiohead do underground e o lançou ao mainstream. Além de ter vendido milhões de cópias, público, a crítica e até rockstars de diversos gêneros e eras o reconheceram como uma obra-prima. Ele chegou a ser comparado ao "The Dark Side of the Moon" (1973).
Em 2017, à Classic Rock, Mike Portnoy o comparou ao "Sgt. Pepper's".
"Ele foi lançado em 1997, 30 anos após o 'Sgt. Pepper'. Na minha opinião, 'OK Computer' é o 'Sgt. Pepper' do novo milênio. E da mesma forma que 'Sgt. Pepper' reescreveu todas as regras e foi o modelo para a experimentação em 67, considero que 'OK Computer' fez o mesmo em 97 para toda uma nova geração."
"E o álbum tem tanta profundidade em termos de produção e valor sonoro… mas não é como os álbuns mais recentes do Radiohead, que é só experimentação por experimentação. Também tem músicas incríveis — de 'Exit Music (For a Film)' a 'Paranoid Android', passando por 'Karma Police'. São músicas incríveis e bem escritas. Então, você teve uma combinação de ótimas músicas e produção absolutamente inovadora, uma combinação que faz dele um dos maiores álbuns de todos os tempos."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
ZZ Top confirma três shows no Brasil em novembro
Por que o Lollapalooza parece ter "só bandas que você não conhece", segundo o Estadão
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
O álbum que melhor sintetiza a proposta sonora do AC/DC, segundo Angus Young
Jessica Falchi critica sexualização da mulher na guitarra: "Não me verão tocando de biquíni"
Paul Di'Anno diz que Iron Maiden ficou pretensioso demais na fase de "Killers"
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
Morre Chip Taylor, compositor de "Wild Thing", um dos hinos do rock
A banda responsável por metade do que você escuta hoje e que a nova geração ignora


O projeto musical que viralizou e fez a cabeça de Mike Portnoy; "Fiquei viciado"
Mike Portnoy diz que clássico do Dream Theater não o emocionaria se fosse de outra banda
Mike Portnoy explica por que nunca se ofereceu para substituir Neil Peart no Rush
A exigência de John Petrucci que Mike Portnoy aceitou ao voltar para o Dream Theater
Mike Portnoy confessa que "The Alien", do Dream Theater, não o emociona
Mike Portnoy não é muito fã da música que rendeu o Grammy ao Dream Theater
As músicas que Mike Portnoy, do Dream Theater, mais se orgulha de ter escrito
Mikael Åkerfeldt (Opeth) fala sobre parceria musical com Mike Portnoy
Eloy Casagrande, Aquiles Priester e Mike Portnoy mandam mensagens para Jay Weinberg


