O álbum alternativo dos anos 90 considerado por Mike Portnoy o "novo Sgt. Pepper's"
Por André Garcia
Postado em 04 de dezembro de 2023
Em seus tempos áureos, o rock passava por uma revolução a cada 10 anos: Em 1957 Little Richard deu a largada com o lançamento de "Tutti Frutti"; em 1967 os Beatles tornaram o rock e a psicodelia arte com "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band"; em 1977 o Sex Pistols viraram o rock de cabeça para baixo com "Never Mind the Bollocks"; em 1987 o Guns N' Roses cortou a farora e levou o hard rock de volta às suas raízes com "Appetite for Destruction"; e em 1997 o Radiohead redefiniu o gênero e o preparou para o século XXI com "OK Computer".
Lançado numa época onde o rock alternativo parecia perder o fôlego, "OK Computer" arrancou o Radiohead do underground e o lançou ao mainstream. Além de ter vendido milhões de cópias, público, a crítica e até rockstars de diversos gêneros e eras o reconheceram como uma obra-prima. Ele chegou a ser comparado ao "The Dark Side of the Moon" (1973).
Em 2017, à Classic Rock, Mike Portnoy o comparou ao "Sgt. Pepper's".
"Ele foi lançado em 1997, 30 anos após o 'Sgt. Pepper'. Na minha opinião, 'OK Computer' é o 'Sgt. Pepper' do novo milênio. E da mesma forma que 'Sgt. Pepper' reescreveu todas as regras e foi o modelo para a experimentação em 67, considero que 'OK Computer' fez o mesmo em 97 para toda uma nova geração."
"E o álbum tem tanta profundidade em termos de produção e valor sonoro… mas não é como os álbuns mais recentes do Radiohead, que é só experimentação por experimentação. Também tem músicas incríveis — de 'Exit Music (For a Film)' a 'Paranoid Android', passando por 'Karma Police'. São músicas incríveis e bem escritas. Então, você teve uma combinação de ótimas músicas e produção absolutamente inovadora, uma combinação que faz dele um dos maiores álbuns de todos os tempos."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps