Coletivo Preto No Metal anuncia festival, aliando música pesada e representatividade
Por Emanuel Seagal
Postado em 03 de dezembro de 2023
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Perto de completar cinco anos de existência, o coletivo Preto no Metal fará o seu primeiro festival ao vivo, depois de uma edição online realizada pelo YouTube, ainda durante a pandemia. O evento ocorrerá em Porto Alegre no dia 17 de dezembro, reunindo as bandas Neptunn, Inexistence, R.E.D., Código Penal e Boca Braba.
O Preto No Metal começou com uma reunião de fotografias de músicos negros atuantes no cenário metal no Rio Grande do Sul, resultando em uma exposição de artes visuais e um documentário. Seu objetivo é proporcionar representatividade social ao negro, e fomentar seu ingresso na cena. Entre os idealizadores do projeto estão o músico Dênis Lapuente, a fotógrafa Indy Lopes e Lohy Silveira, um dos grandes nomes do metal gaúcho, e por anos baixista e vocalista da banda de death metal Rebaelliun, com a qual gravou três álbuns e participou de turnês no Brasil e exterior, até seu falecimento em 2022.
Com a parceria da produtora Noisy Productions e o apoio de Ablaze Productions, Red Spider Tattoo, Multiverso, Artur Azevedo e Bravo Metal, o Preto no Metal Festival contará ainda com uma exposição fotográfica digital nos telões, venda de merchandise dos grupos participantes e uma homenagem ao Lohy.
O Preto No Metal escreveu a seguinte mensagem, explicando a importância do evento para os fãs que ainda não garantiram seus ingressos: "Os festivais culturais são muito mais do que apenas eventos festivos; são celebrações que conectam pessoas, enaltecem tradições e contribuem para a preservação e para o enriquecimento da cultura de uma comunidade. Os festivais, ao apresentarem novas produções artísticas, contribuem para o desenvolvimento dos grupos e artistas regionais, há, inclusive, estudos que apontam essa experiência musical como uma forma de autoterapia, já que muitas pessoas que costumam frequentar festivais tendem a sair deles mais confiantes, energizadas e com um senso de motivação e positividade que impacta todos os aspectos do dia a dia e mais: A música aproxima as pessoas, estimula o aprendizado, exercita a memória, reduz sintomas de doenças mentais, diminui a ansiedade, melhora o humor e diminui a solidão."
Se você é fã de música pesada, quer conhecer o trabalho do Preto No Metal e não pode comparecer ao evento, segue o coletivo no Instagram, leia a história no site e junte-se aos fãs, bandas e músicos de todo o país que estão compartilhando o evento, como Luís Mariutti (ex-Shaman, ex-Angra, Sinistra), Jairo Guedz (The Troops of Doom, ex-Sepultura), Gangrena Gasosa, Victor Emeka (Hibria) e Chaene da Gama (Black Pantera).
Serviço:
Preto No Metal Festival
Bandas: Neptunn, Inexistence, R.E.D., Código Penal e Boca Braba
Local: Opinião (Rua José do Patrocínio, 834)
Data: 17 de dezembro (domingo)
Horário: 16h (abertura) — 17h (início dos shows)
Censura: 14 anos
Ingressos: Sympla
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps