Por que Freddie Mercury repete "Galileo" na letra de "Bohemian Rhapsody" do Queen?
Por Bruce William
Postado em 26 de janeiro de 2024
"Bohemian Rhapsody" é a música mais conhecida do Queen e uma das canções mais marcantes da história do rock. Lançada em 1975, ela incorpora elementos de rock, balada e ópera em uma narrativa multifacetada. Composta por Freddie Mercury, a canção apresenta uma estrutura não convencional, alternando entre seções líricas melódicas e momentos mais intensos, culminando em um poderoso solo de guitarra. A mistura de estilos e a complexidade musical tornaram "Bohemian Rhapsody" uma peça única e atemporal na história da música.
Queen - Mais Novidades
Um dos destaques da canção ocorre durante sua parte operística, marcada por vozes sobrepostas e referências enigmáticas, que adiciona uma dimensão teatral à música, revelando a habilidade da banda em experimentar com diferentes formas musicais. Nesse trecho, Freddie Mercury incorpora uma variedade de vozes e palavras cujo significado exato permanece um mistério, contribuindo para a fascinação duradoura da canção ao longo das décadas.
E uma das palavras ditas por Freddie repetidas vezes em um trecho é "Galileo". Aparentemente trata-se de Galileu Galilei, que foi um cientista, matemático e astrônomo italiano que viveu entre 1564 e 1642 cujas contribuições marcaram a transição da ciência medieval para a moderna. Apontado como o "pai da astronomia observacional", Galileu foi pioneiro na utilização do telescópio para realizar importantes observações astronômicas, como as fases de Vênus e as luas de Júpiter. Suas descobertas fundamentais, que confirmaram o modelo heliocêntrico proposto por Copérnico, desafiaram as concepções tradicionais da época. Envolvido em conflitos com a Igreja Católica devido às suas ideias, Galileu foi julgado por heresia e passou os últimos anos de sua vida em prisão domiciliar.
Mas por qual motivo Galileo acabou sendo mencionado na letra? Conforme apurou a Loudwire, não se sabe com 100% de precisão como e porque isto aconteceu, mas existem duas teorias proeminentes sobre como Galileu passou a fazer parte da popular música do Queen: A primeira gira em torno do relacionamento de Freddie Mercury com seus companheiros de banda e do desejo de prestar uma homenagem ao guitarrista Brian May, que além de ser um dos guitarristas mais conhecidos do rock também é Ph.D. em astrofísica. Sendo assim, a menção a "Galileu", se referindo ao cientista, serviria como uma homenagem à paixão de May pela astronomia.
A segunda teoria é um bocado mais complexa pois a música traz várias referências inusitadas na seção operática, com a análise dessa parte sendo discutida de forma bastante aprofundada em fóruns de música. Em uma teoria, explica-se que "Galileu era o nome de Jesus Cristo na Roma Antiga" e que o uso da frase "Galileo Figaro Magnifico" é uma frase ligeiramente corrompida em latim para significar "Magnifique a imagem do Galileu". Sendo assim, os fãs adotaram a sugestão de que a figura central da música está buscando Jesus Cristo com um apelo de ajuda. Inclusive outras referências entre o bem e o mal nesta parte incluem menção a Bismillah, a frase árabe para "em nome de Deus", e Beelzebub, que é outro nome para Satanás.
A única pessoa que realmente sabia a mentalidade por trás do que foi incluído nas letras era Freddie Mercury, que manteve-se em silêncio sobre a interpretação dela ao longo dos anos. De acordo com o New York Times, além de dizer que era sobre relacionamentos, Mercury nunca deixou escapar sua motivação lírica. E em uma conversa de 2002 com a Blender, o guitarrista Brian May observou: "Freddie era uma pessoa muito complexa: descontraído e engraçado na superfície, mas escondia inseguranças e problemas para conciliar sua vida com sua infância. Ele nunca explicou a letra, mas acho que colocou muito de si mesmo nessa música".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
O pior disco do Led Zeppelin, de acordo com o Ultimate Classic Rock
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
A poderosa mensagem passada pelo Arch Enemy em "Nemesis", clássico escrito em ônibus de turnê
A pior faixa do controverso "St. Anger", segundo o Heavy Consequence
A música do Rush que faz Geddy Lee ficar sem graça quando ele ouve no rádio

A razão que fez Freddie Mercury se recusar a tocar clássico do Queen: "Som horrível"
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
A música do Queen que Freddie Mercury só tocava no "piano errado"
A canção do Queen que Brian May achou que era piada até ouvir "estou falando sério"
O disco do Queen que Régis Tadeu considera constrangedor - mesmo tendo um hit atemporal
O clássico do Queen que Elton John achou título péssimo: "Vocês vão lançar isso?"
A clássica canção do Queen que Elton John detestou e achou o título "absolutamente ridículo"
3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
Voz: 10 músicos que cantam tão bem quanto os vocalistas de suas bandas (Parte I)


