A música que foi escrita "nos 45 do segundo tempo" e apresentou o Machine Head ao mundo
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de janeiro de 2024
A banda Machine Head está com mais de 30 anos de estrada e é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores nomes da história do Metal. Liderado pelo talentoso guitarrista e vocalista Robb Flynn, o grupo possui uma sólida discografia, que foi iniciada em 1994, com o violento "Burn My Eyes".
O debut do Machine Head é um disco muito pesado, que apresenta alguns dos maiores sucessos do grupo. O destaque do álbum fica com a explosiva "Davidian", que foi uma das últimas músicas que Robb Flynn e seus camaradas escreveram para o disco.
"Quero dizer que ‘Davidian’ surgiu bem tarde no processo de composição. Provavelmente foi uma das últimas músicas que escrevemos para o disco. Não tínhamos assinado contrato quando a escrevemos e lembro que a primeira vez que a tocamos, tínhamos uma amiga punk rock que estava se ajeitando e conseguindo um emprego de verdade, todo esse tipo de coisa, então ela queria fazer uma grande festa de arromba", relembrou Flynn, em entrevista concedida à Kerrang.
"[A festa] Foi em um armazém em Oakland, era verão, então estava muito quente, e tocamos em um estacionamento que era a entrada para esse armazém, no distrito de frigoríficos de Oakland. Éramos nós e algumas bandas punks, e eu me lembro que [a música] só tinha três versos na época, e o refrão não era ‘Let freedom ring with a shotgun blast’ era algo realmente horrivelmente embaraçoso. Era muito ruim! Lembro-me de estar tocando essa nova música e chegamos a um refrão que era ‘Get the fuck up to a bone breaking groove’. Lembro-me de dizer isso em voz alta e pensar: 'Meu Deus, isso é uma droga! Tenho que mudar isso!", complementou o frontman do Machine Head, que falou sobre o que inspirou a letra da música que se tornou um clássico dos anos 90.
"Quando a mudamos, foi muito rápido, e eu não queria que fosse sobre nada em particular, mas foi inspirada por toda a história do Ramo Davidiano, onde 74 pessoas foram assassinadas e houve um impasse por semanas."
O Ramo Davidiano é uma seita religiosa, cujo líder era David Koresh. Em 1993, Koresh e vários de seus seguidores morreram após um cerco que durou 51 dias.
"Davidian" se tornou uma das músicas mais famosas do Machine Head e até hoje, é presença obrigatória em todos os shows do grupo. Segundo o site Setlist.Fm, a faixa que abre "Burn My Eyes" é a música que o Machine Head mais tocou em suas apresentações. Ao todo, o quarteto tocou "Davidian" em 1209 de seus concertos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps