Max Cavalera diz que "Roots", do Sepultura, não é um disco de Nu Metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de fevereiro de 2024
O músico brasileiro Max Cavalera, guitarrista e vocalista das bandas Soulfly, Cavalera Conspiracy, Go Ahead And Die e Killer Be Killed, concedeu entrevista ao canal chileno iRockCL em 2022. Max, que fundou o Sepultura e permaneceu como integrante do grupo até 1996, falou, entre outros assuntos, sobre o clássico "Roots", álbum mais popular do Sepultura.
Lançado em fevereiro de 1996, "Roots" é um álbum pesado e inovador, que apresenta uma interessante mistura de Metal e ritmos brasileiros. Há quem associe o álbum em questão ao Nu Metal, estilo que consagrou bandas como Korn, Deftones e Slipknot. Não é o caso de Max, como pode ser conferido em transcrição publicada pelo site Blabbermouth.
"Para mim, 'Roots' é um disco muito pesado. Acho que algumas músicas como 'Straighthate', 'Spit', 'Ambush' e 'Endangered Species' eram muito pesadas, rápidas e brutais. Acho que é porque foi rotulado... Ficou muito popular, ficou na moda. Algumas pessoas o associaram ao Nu Metal. Não acho que ‘Roots’ seja um disco de Nu Metal. Na verdade, acho que é o oposto - é mais parecido com o homem das cavernas", afirmou Max Cavalera, que considera "Roots" um trabalho especial.
"Por si só, em sua essência, para mim, é um disco especial, com certeza. Não vou dizer que é o meu favorito, porque isso é como escolher seus filhos; não é certo. Não quero escolher entre os discos do Sepultura, gosto de todos. Mas, para mim, 'Roots' parece... É uma ideia. Ele nasceu na hora certa. Foi apenas uma ideia maluca que tive em minha mente, gravar com índios brasileiros e trazer isso para o Metal. E acho que isso foi muito ambicioso e corajoso. Porque poucas pessoas fazem isso em suas carreiras; poucas pessoas apostam tudo e fazem um disco com ideias malucas como essa. Porque muita coisa pode dar errado. Muitas bandas gostam de jogar pelo seguro: 'Vamos fazer esse disco só para os fãs e tudo bem'. E nós não somos esse tipo de banda. Gostamos de ir além dos limites. Gostamos de ir adiante. E nunca tentamos realmente fazer o mesmo disco. Para mim, foi um disco empolgante", complementou o maior ícone da história do Metal brasileiro.
"Roots" é o sexto trabalho de estúdio do Sepultura e o último trabalho do quarteto gravado por Max Cavalera. Leia mais sobre esse grande clássico na resenha abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
Ian Gillan explica o que faz de "Splat!" o álbum mais pesado do Deep Purple em anos
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
A banda brasileira infiltrada entre hits do rock na trilha sonora do novo filme do He-Man
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Kerry King queria que o Slayer encerrasse as atividades com a formação original
Inscrições do ENEM abertas: quanto você tiraria na prova sobre rock?
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Mike Portnoy exalta performance de Anika Nilles em sua estreia no Rush
Veja a performance completa de Anika Nilles no primeiro show com o Rush
O dia que Iggor Cavalera descobriu sobre Max e Gloria: "O que está acontecendo aqui?"



Situação do Testament nos anos 90 levou Chuck Billy a tentar entrar no Sepultura
As bandas de metal que desandaram e nunca mais voltaram ao auge, segundo youtuber
Dave Grohl sobe ao palco com o Sepultura em último show nos Estados Unidos
Andreas Kisser defende liberdade no Sepultura: "Não é meu problema se fãs se decepcionam"
Divulgados os valores dos ingressos do último show do Sepultura
Sepultura anuncia primeiros convidados do show de despedida
Andreas Kisser defende Sepultura com Derrick: "Fizemos shows maiores que com o Max"
Sepultura confirma data e local do último show da carreira
Andreas Kisser diz que Xororó podia tranquilamente cantar no Helloween
Eloy compartilha história contada por Shawn sobre a influência do Sepultura no Slipknot


