Os quatro álbuns que inventaram o Heavy Metal em 1970
Por Bruce William
Postado em 17 de fevereiro de 2024
Não é de hoje que existe um imenso debate sobre a origem do Heavy Metal. Enquanto os riffs de guitarra distorcidos em músicas como "Rumble" de Link Wray, "You Really Got Me" de The Kinks e "Helter Skelter" dos The Beatles certamente contribuíram para o estilo, o surgimento de álbuns completos do gênero é frequentemente considerado um fator definidor.
Black Sabbath - Mais Novidades
Sendo assim, o álbum de estreia autointitulado do Black Sabbath, lançado em 1970, é geralmente reconhecido como um marco do Heavy Metal, caracterizado pelo trabalho de guitarra sombrio de Tony Iommi e vocais distintos de Ozzy Osbourne, além das linhas sólidas de baixo de Geezer Butler e das batidas furiosas de Bill Ward.
Seria isso mesmo? Vamos ver o que tem a dizer o prestigiado escritor Martin Popoff, autor de inúmeros livros , incluindo um que leva o nome "Who Invented Heavy Metal?", que trata justamente do assunto, em transcrição feita pelo Ultimate-Guitar de sua participação em um podcast.
"Gosto de argumentar que para dizer que 'alguém inventou o heavy metal', você tem que fazer um álbum disso. Então, a outra coisa que gosto de dizer é que em 1970 você tem quatro álbuns que inventaram o Heavy Metal propriamente dito. Tipo, de verdade, a sério. Você tem dois álbuns do Black Sabbath, um álbum do Uriah Heep e o Deep Purple 'In Rock'", diz Martin.
"Então, temos o Uriah Heep: '...Very 'Eavy ...Very 'Umble,' o Black Sabbath com o 'Black Sabbath', e no final do ano com o 'Paranoid' e o Deep Purple com o 'In Rock.' Portanto, são esses quatro juntos. Porque assim que você menciona tudo isso, alguém chega e diz, 'Ah, e o álbum do Blue Cheer, cara?' e coisas assim. Mas para mim, são esses quatro", finaliza.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps