Edu Falaschi conta com foi ser dos primeiros "cancelados" na internet do Brasil
Por Bruce William
Postado em 14 de fevereiro de 2024
Durante participação no podcast Vênus, o vocalista Edu Falaschi falou sobre os momentos difíceis em sua carreira, especialmente relacionados aos problemas vocais que enfrentou durante sua passagem pelo Angra, compartilhando como perdeu a voz no auge de sua época na banda, o que lhe causou traumas e bloqueios psicológicos.
"No segundo disco que eu fui gravar com o Angra eu já estava com dificuldades, comecei a ficar sem voz", conta Edu, se aprofundando em seguida em mais detalhes: "Era uma parada psicológica que tinha uma causa, obviamente, pelo refluxo que eu tenho até hoje. E o refluxo para quem fala não muda nada, agora para quem canta em alta performance - porque cantar metal é quase uma ópera, é tudo agudo - quando você tem um ataque do refluxo, para cantar não tem como. Aí eu não conseguia cantar e isso começou a me dar uma série de traumas, de bloqueios".
Edu prossegue então discutindo os desafios emocionais e as críticas negativas, incluindo o impacto da internet em sua vida profissional, destacando um episódio durante o Rock in Rio que o levou a ser um dos primeiros "cancelados" da história do Brasil: "Eu fiquei legal de novo em 2006. Aí começou a vir a internet, a galera caindo a pau por causa do negócio, tipo eu fazia um show ruim mas fazia muitos bons, mas o ruim era o falado, aí aquilo lá foi me minando", citando também a comparação que faziam entre ele e o Andre Matos. "Eu acho tá, não sei, mas eu fui um dos primeiros cancelados da história do Brasil. Aí teve o Rock in Rio, fiz um show horrível com o Angra, foi meu último show com o Angra, que daí eu estava bem doente, aí eu falei 'cara, chega'. Eu virei top trend mundial do twitter de gente me xingando. Imagina, naquele dia eu fui notícia no mundo inteiro, fui top trend no mundo, de tanta crítica".
Depois de ponderar que a classe artística não tinha ainda entendido que nestes casos você pode abrir um story no instagram e explicar o que está acontecendo, - "você ia na grande mídia, que era a única porta que existia", diz - Edu conta que uma coisa que a gente aprende com o tempo é não ler os comentários online, mas na época ele lia tudo, e aquilo contribuía para aumentar o desgaste. E apesar das dificuldades, Edu deixa claro que teve muito apoio de amigos, familiares e profissionais de saúde, enfatizando a importância de buscar tratamento e não se desesperar diante das adversidades, destacando a importância de desenvolver resiliência diante das adversidades, mencionando inclusive que ele criou uma espécie de "casca" que o tornou mais forte diante das críticas. "Então fui dos pioneiros no cancelamento", repete, entre risos. "Mas foi bom, porque criei uma casca, fiquei muito mais forte", finaliza.
O vídeo da participação de Edu Falaschi no Vênus Podcast pode ser visto no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps