"All Star", o clássico dos anos 90 feito para aumentar autoestima de fãs que sofriam bullying
Por Mateus Ribeiro
Postado em 29 de março de 2024
A banda estadunidense Smash Mouth foi fundada na primeira metade dos anos 1990 e seu maior hit é "All Star", faixa do segundo disco de estúdio do grupo, "Astro Lounge". A música em questão, que foi ouvida mais de 1 bilhão de vezes no Spotify, foi um dos temas abordados durante entrevista que Greg Camp (autor de "All Star") concedeu ao site Songfacts em janeiro de 2017.
Uma música feita para os fãs
Greg, que foi guitarrista do Smash Mouth, falou sobre o processo de composição da música que se tornou um dos grandes hits dos anos 90.
"Quando estávamos na turnê para divulgar o primeiro disco, ainda era a época em que as pessoas escreviam cartas para os fãs na forma de papel, lápis, máquinas de escrever e outras coisas. Recebíamos sacos enormes de cartas de fãs e os levávamos para a lavanderia, lavávamos nossas roupas e líamos todas as cartas enquanto estávamos sentados esperando nossas roupas secarem.
Cerca de 85% a 90% das correspondências eram de garotos dizendo que estavam sofrendo bullying, ou dizendo que seus irmãos mais velhos estavam falando mal deles por gostarem de Smash Mouth (...) e coisas assim. Então pensamos: ‘Deveríamos escrever uma música para os fãs’", revelou Greg, que então criou "All Star".
"Era uma espécie de afirmação diária. Foi criada para ser uma música edificante e que aumentasse a autoconfiança. A melodia era muito simples e bem na escala."
A amizade com Jon Sudano
Na sequência, Greg falou sobre Jon Sudano, um youtuber que se notabilizou por cantar letras de muitas músicas em cima da melodia do hit do Smash Mouth. Segundo o guitarrista, a música foi escrita para pessoas como Sudano.
"Há um cara chamado Jon Sudano, que tem um canal inteiro no YouTube sobre como cantar ‘All Star’, a melodia e a letra, em qualquer música. Tipo, qualquer música. Por exemplo, ‘YMCA’ ou ‘Under the Bridge’, dos Chili Peppers. Ele canta essa melodia com essas palavras para essas versões instrumentais dessas músicas, e isso funciona em todas elas. É muito estranho.
Ele começou a fazer isso recentemente. Eu meio que me tornei amigo dele no Facebook, porque acho que ele é fabuloso. Ele é um cara grande, acima do peso, que fica sentado em frente ao computador e faz coisas assim o dia todo. A música foi escrita para pessoas como ele, que podem ser um pouco marginalizadas ou não aceitas socialmente por causa de sua aparência. E ele está simplesmente indo em frente. Ele entendeu, completamente. Ele é a pessoa para quem a música foi escrita."
"All Star" foi escrita nos 50 do segundo tempo
Segundo matéria publicada pela Rolling Stone em 2019, "All Star" foi a última música que o Smash Mouth escreveu para "Astro Lounge". Os músicos da banda entregaram o que acreditavam ser a versão final do disco para a Interscope. No entanto, o pessoal da citada gravadora não ficou satisfeito.
"Eles [músicos do Smash Mouth] vieram até mim a certa altura e disseram: ‘O disco está pronto, aqui está. Queremos que você entregue para a Interscope, para a gravadora’. Então, eu fiz isso. Entregamos o disco, nosso cara de A&R [desenvolvimento artístico] era Tom Whalley na época, e Jimmy Iovine era o presidente da gravadora. Recebi uma ligação de Tom e ele disse: ‘Ei, acabei de ouvir seu disco com Jimmy e você ainda não terminou. Não ouvimos nada, então continue trabalhando’", relatou Robert Hayes, que na época, era empresário do Smash Mouth.
Com a recusa da gravadora, coube ao Smash Mouth fazer mais algumas faixas de impacto, o que mudou para sempre a carreira do conjunto.
"Em alguns dias, ‘Then the Morning Comes’ e ‘All Star’ foram escritas e entregues, e o pessoal da gravadora disse: ‘Ok, estamos prontos para gravar esse disco’", relembrou Greg, que contou com a ajuda de Hayes e das paradas da Billboard para escrever a música que é o tema desta nota.
"Certa noite, sentei com Greg, abri uma revista Billboard e disse: ‘Cara, vamos dar uma olhada nisso. Quero um pedacinho de cada uma dessas músicas’. Naquela época, as 50 melhores eram Smash Mouth, Sugar Ray, Third Eye Blind, Vertical Horizon, Barenaked Ladies, Marcy Playground, Chumbawamba. Greg foi embora e, dois dias depois, entrou em meu escritório com uma fita cassete. Eu a abri e lá estava ‘All Star’ na fita cassete. Parei e olhei para ele. Ele perguntou: ‘O quê? Você não gosta?’. Eu disse: ‘Você está brincando comigo? Isso é um sucesso!’", relatou Hayes.
"All Star" também é lembrada por ser trilha sonora de "Shrek", filme que fez muito sucesso. Para saber como a música foi parar na referida produção cinematográfica, acesse a nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps