RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O megahit de amor de Paul McCartney que foi acusado de apropriação cultural

O hit de Cazuza que portugueses receberam com frieza: "Gíria considerada depreciativa"

O riff que David Bowie ganhou de Jimmy Page e usou em duas músicas diferentes

O show solo que Ian Gillan fez pelado, vestindo só uma capa de chuva transparente

A música tocante que Warrel Dane escreveu para seu irmão, que nunca a ouviu

Bruce Dickinson compete em circuito europeu de esgrima para veteranos

Membro do Beach Boys é processado por não autografar merchandising

Steve Harris relembra sua mansão "assombrada" que inspirou a letra de "Fear of the Dark"

Porque o AC/DC desprezava completamente a ideologia do Punk

Quando Hetfield se viu sobrecarregado de serviço, e ainda reclamavam do que ele entregava

A banda que Gene Simmons adoraria ter feito parte, e não seria por causa de dinheiro

Scandurra conta quem é homem de "Dias de Luta" do Ira; "muita gente acha que é o meu pai"

Prika Amaral fala sobre o passado, o presente e o futuro da Nervosa

Como era o mundo quando Max Cavalera fez seu último show com o Sepultura

As duas novas bandas de rock que Slash aprova


Stamp

For My Pain: Altti Vetaläinen fala sobre hiato de 20 anos, Nightwish, HIM e muito mais

Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de março de 2024

Tuomas Holopainen, tecladista do Nightwish, participou da formação clássica do For My Pain gravando o disco "Fallen" e o EP "Killing Romance", mas no atual retorno da banda decidiu ficar de fora por já ter compromissos.

Nightwish - Mais Novidades

Foto: Sami Mustonen
Foto: Sami Mustonen

Em entrevista a Gustavo Maiato, o baixista Altti Vetaläinen comentou sobre o convite para Tuomas e sobre outros aspectos desse retorno da banda finlandesa de gothic metal depois de 20 anos. Confira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Olá, Altti! Obrigado pela entrevista! Como estão sendo as sessões de gravação para o novo álbum? Quais são as diferenças de quando você entrou em estúdio para gravar o "Fallen"?

Altti: Sim, certo, estamos em estúdio há meses para gravar algumas músicas novas. As gravações estão indo muito bem até agora, obrigado. Tem sido muito legal estar em estúdio com os caras depois de quase 20 anos. A atmosfera tem sido muito descontraída e todos os caras estão muito animados com as novas músicas! Há uma diferença muito grande em comparação com as sessões do ‘Fallen’. Naquela época, as bandas vendiam muitos álbuns físicos e as gravadoras estavam dispostas a pagar vários meses de sessões de álbuns, incluindo viagens para hotéis etc. Hoje em dia, as pessoas compram muito poucos álbuns físicos e os orçamentos são, em muitos casos, autofinanciados. Este é o nosso caso também. Estamos planejando e cuidando de tudo sozinhos e gravando todo o pacote em nosso próprio estúdio. A mixagem e masterização serão feitas em outros estúdios, mas fora isso todo o circo será executado pelo nosso próprio trabalho. Mesmo que o mundo e o mundo da música sejam muito diferentes, cuidaremos para que a música tenha o mesmo poder e espírito de há 20 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Qual linha de baixo do ‘Fallen’ você considera seu melhor trabalho? Por quê?

Altti: Haha! Essa é uma pergunta muito difícil porque nunca pensei nisso. Não consigo escolher nenhuma linha de baixo em particular... Mas gosto muito da faixa de abertura ‘My Wound is Deeper than Yours’, porque começa com baixo, é muito poderosa e direta em geral. E conta logo como será o álbum. Outra favorita é ‘Dear Carniwhore’. É uma música muito rock e muito diferente comparada a essa faixa de abertura.

Qual música do ‘Fallen’ foi mais desafiadora de gravar? Você lembra de algum que começou de uma maneira e terminou completamente diferente?

Altti: Talvez ‘Rapture of the Lust’ porque reescrevemos toda a letra no estúdio. A primeira letra não funcionou bem o suficiente, então decidimos que a única coisa a fazer era escrever letras novas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como surgiu a icônica introdução de guitarra de Autumn Harmony? Você poderia compartilhar um pouco sobre a inspiração por trás dessa música?

Altti: Foi criada no estúdio e no nosso hotel. Lauri tinha alguns riffs e versos básicos para a música e o resto foi composto no estúdio.

Como a banda surgiu com o nome "For My Pain..."?

Altti: Estávamos discutindo as ideias para o nome com o Olli-Pekka e o Petri. Queríamos ter um nome que descrevesse o sentimento geral da música e que tivesse uma atmosfera sombria e um pouco deprimente. Então surgiu a ideia de For My Pain. Foi simplesmente perfeito. Queríamos ainda adicionar esses três pontos após o nome para torná-lo ainda mais mítico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como surgiu a ideia da capa do álbum ‘Fallen’?

Altti: Eu estava dirigindo a arte com o Tarvis Smith, que foi responsável por todo o nosso trabalho artístico. Queríamos ter algum anjo caído na capa... Mas de uma forma um pouco diferente do que normalmente é feito. Também algumas folhas caídas que aparecem aqui e ali nas nossas letras. Em vez de tons pretos e escuros, queríamos uma atmosfera branca, gelada e um pouco azulada para refletir também o Norte. Normalmente as bandas de gothic metal têm capas de álbuns muito escuras, mas queríamos que fossem brancas e brilhantes para aparecer nas prateleiras das lojas de discos.

O novo álbum traz dois novos membros, Ari e Marco. Você chegou a conversar com o Tuomas Holopainen e o Petri sobre a manutenção da colaboração ou você decidiu substituí-los já de imediato?

Altti: Sim, naturalmente também conversamos com Tuomas e Petri no início. O Petri já havia se aposentado do mundo da música há muito tempo, então ele nos pediu para encontrar algum substituto para ele. O Tuomas estava muito interessado na ideia de retorno e nos disse que se sente muito nostálgico em pensar nos tempos de gravação dos lançamentos de ‘Fallen’ e ‘Killing Romance’. Mas naturalmente ele está muito ocupado com o Nightwish porque eles cresceram muito durante esses anos. Após conversarmos, ambos concordamos que funcionaria muito melhor se encontrássemos um substituto para ele na escalação. Respeitamos totalmente as decisões de ambos e estamos felizes em continuar a história de For My Pain... com os novos caras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Historicamente, o For My Pain teve membros que também tocam em outras bandas como Nightwish, Eternal Tears of Sorrow e Charon. Qual sua opinião sobre essas bandas?

Altti: Bem, Eternal Tears of Sorrow sempre foi minha banda mais importante porque eu a criei desde o início e há milhares de ótimos momentos com a banda ao longo dos anos. Sobre o Nightwish, eu tenho ouvido o material deles desde o início e nos tornamos grandes amigos deles quando fizemos uma turnê juntos pela Europa em 2000. Foi a primeira turnê do Nightwish na Europa e para o EToS foi a primeira turnê européia de todos os tempos. Charon é uma parte muito forte das raízes do metal do Norte da Finlândia. Sempre gostei do material deles e nosso guitarrista Lauri fez parte da formação deles em álbuns posteriores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A cena metal na Finlândia é muito forte, com próximos lançamentos de For My Pain, Wintersun, Nightwish, Sonata Arctica, Korpiklaani, e mais este ano. Qual é a sua opinião sobre a cena atualmente?

Altti: Bem, para ser honesto, eu não acompanho toda a cena metal finlandesa há muito tempo. Eu não ouço bandas novas nem as acho tão interessantes. As bandas que escuto são aquelas que estão na cena há décadas e eu já ouvia no século passado. Eu sei que existem novas bandas e novas músicas, mas elas não conseguem se diferenciar e é difícil fazer algo original e com um som novo.

Falando na Finlândia, outra banda proeminente de gothic metal é o HIM. Você pode dizer que eles foram de alguma forma uma inspiração para For My Pain?

Altti: Eu estaria mentindo se dissesse não. Haha! Certamente todos nós os ouvimos, especialmente nos velhos tempos. Gosto muito dos dois primeiros álbuns deles e eles são marcos notáveis na história da música finlandesa e no gênero que representamos também com For My Pain...

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Qual música você está mais animado para tocar nos próximos shows da banda? Podemos esperar mais apresentações fora da Finlândia?

Altti: Tenho certeza que praticamente todas as nossas músicas serão ouvidas no show de retorno. O fato é que lançamos apenas um álbum e um EP então não há outra maneira de ter um setlist longo o suficiente a não ser tocando tudo, haha! É claro que haverá algumas novas coisas para ouvir também... Então estou realmente ansioso por essa noite e finalmente tocar para o público ao vivo depois desses anos!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Gustavo Maiato

Jornalista, fotógrafo de shows, youtuber e escritor. Ama todos os subgêneros do rock e do heavy metal na mesma medida que ama escrever sobre isso.
Mais matérias de Gustavo Maiato.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS