O dia que Frank Zappa quase foi morto no palco por um fã
Por André Garcia
Postado em 03 de março de 2024
Em um dos episódios mais trágicos do rock, em 8 de dezembro de 2004 Dimebag Darrell foi assassinado por um fã em pleno palco, durante um show do Damageplan. Décadas antes, Frank Zappa escapou por pouco do mesmo destino.
Conforme publicado pela Classic Rock, o Rainbow Theatre (Londres) se preparou para recebê-lo nos dias 10 e 11 de dezembro de 1972, mas o segundo show nem chegou a acontecer. Já no primeiro, no bis, durante um cover de "I Want to Hold Your Hand" um fã invadiu o palco correndo e empurrou no fosso da orquestra o vocalista — que mergulhou em uma queda de 3,5 metros. Em sua autobiografia, de 1989, ele relembrou.
"A banda pensou que eu estava morto. Minha cabeça estava no ombro, e meu pescoço dobrado como se estivesse quebrado. Eu tinha um corte no queixo, um buraco na nuca, uma costela quebrada e uma perna fraturada. Um braço ficou paralisado".
No livro Zappa: A Visual Documentary, Barry Miles escreveu: "Uma cena caótica se seguiu do lado de fora do The Rainbow, onde o público do segundo show se juntou ao público do primeiro show na rua. Rumores malucos de que Frank havia sido morto passaram pela enorme multidão e, por pelo menos uma hora, ninguém sabia o que estava acontecendo."
Frank Zappa sobreviveu ao atentado, mas carregou uma dor crônica nas costas como sequela pelo resto da vida. A queda provocou ferimentos na cabeça, nas costas, pescoço e perna. Também esmagou sua laringe, o que mudou sua extensão vocal a partir dali. O processo de recuperação foi longo, e por semanas ele foi obrigado a usar cadeira de rodas e colar cervical.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps