Adrian Smith estava de ressaca quando gravou solo de clássico do Iron Maiden
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de abril de 2024
Lançado em setembro de 1984, "Powerslave" é o quinto registro de estúdio do Iron Maiden e um dos trabalhos mais cultuados do grupo fundado por Steve Harris. Sucessor de "Piece Of Mind" (outro disco colossal), "Powerslave" apresenta músicas que se tornaram verdadeiros hinos do Metal, como "Aces High, "2 Minutes To Midnight" e a faixa que dá nome ao disco.
Iron Maiden - Mais Novidades
Escrita pelo vocalista Bruce Dickinson, "Powerslave" é uma das composições mais pesadas e imponentes do Iron Maiden, cuja letra fala sobre a mitologia egípcia e sobre os próprios integrantes do grupo.
"‘Powerslave’ é mais do que apenas sobre os antigos egípcios. Também era sobre nós, a banda, e o que estava acontecendo conosco. Eu estava em uma montanha-russa ininterrupta desde que entrei na banda, dois anos antes. As turnês estavam ficando mais longas e loucas, e as expectativas ao nosso redor eram astronômicas quando chegamos ao ‘Powerslave’. Éramos escravos do poder, seja musicalmente ou apenas em busca do sucesso. Na verdade, éramos ambos", relatou Bruce, em matéria publicada no site da revista Classic Rock.
Outros pontos altos de "Powerslave" são os solos executados por Adrian Smith e Dave Murray. E Adrian Smith não estava nas condições ideais quando gravou as suas partes, segundo relato dele mesmo.
"Estávamos festejando e fazendo overdubs de guitarra ao mesmo tempo. O que se transformou em uma festa, para ser honesto. Fui para a cama bastante bêbado por volta das três da manhã, sem esperar trabalhar na manhã seguinte", relembrou Smith, que na manhã seguinte, recebeu uma ligação por volta das 10 horas. Era ninguém menos que Martin Birch, produtor de "Powerslave".
"Ele disse para descer e trabalhar mais um pouco. Minha cabeça latejava, mas desci para o estúdio. Acontece que o motivo pelo qual Martin estava pronto para ir era porque ele ainda não tinha ido para a cama", acrescentou o guitarrista.
Martin Birch havia passado a noite na companhia de Robert Palmer, que estava prestes a gravar seu quarto álbum no Compass Point, mesmo estúdio onde "Powerslave" foi gravado, que fica nas Bahamas (onde Palmer morava). Ao ficar sabendo que Birch estava por lá, Robert decidiu ir até o estúdio para falar um oi.

"Os dois estavam sentados atrás da mesa quando eu entrei. Eles disseram: ‘Vamos, então, o que você quer fazer?’ E eu disse ‘Powerslave’", afirmou Adrian, que ficou nervoso, mas se saiu bem.
"Vê-lo sentado ali com o Martin, esperando eu tocar, me deixou muito nervoso, tenho que admitir. Mas eu apenas fui para o solo. Ficou bom e Robert Palmer também gostou muito", finalizou o talentoso guitarrista do Iron Maiden.
"Powerslave" foi gravado por Bruce Dickinson (vocal), Dave Murray (guitarra), Adrian Smith (guitarra), Steve Harris (baixo) e Nicko McBrain (bateria). Por mais incrível que possa parecer tal informação, uma escada também pode ser considerada parte do trabalho de gravação. Leia mais a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Abandonado pela banda em posto de gasolina, músico pede dinheiro para voltar pra casa
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Músicos se demitem e abandonam dono da banda em um posto de gasolina
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
A escada que foi fundamental para a gravação de "Powerslave", clássico do Iron Maiden
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
Graham Bonnet confirma que Bruce Dickinson já gravou sua parte em música colaborativa
O surpreendente Top 5 de álbuns do Iron Maiden para Tobias Sammet, do Avantasia
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
O momento mais importante de sua despedida no Brasil, segundo Nicko McBrain
Megadeth, Anthrax, Trivium e Evergrey apoiarão Iron Maiden em turnê pela Europa
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
Como a morte de Freddie Mercury levou o Iron Maiden a alterar letra de clássico
Lady Gaga sobre o Iron Maiden: "Nunca tiveram um hit e tocam em estádios"


