É verdade que Lemmy Kilmister formou o Motörhead para ser o MC5 inglês?
Por André Garcia
Postado em 10 de abril de 2024
O Motörhead foi uma das mais influentes bandas do rock pesado, amplamente apontada como uma das maiores influências para o eternamente furioso e feroz thrash metal; o Metallica mesmo você já deve até ter perdido as contas de quantos covers fez. Certamente você já teve ter visto várias bandas tentando (em vão) ser como o Motörhead.
Como todo ídolo é um fã, Lemmy revelou ter formado a banda com a intenção de ser a versão inglesa do MC5 — a mais seminal das bandas protopunk, inspiração de Iggy Pop & The Stooges, Alice Cooper e New York Dolls e Ramones. Em entrevista publicada em 2011 pela Louder Than Wat, o baixista confessou:
"O Motörhead original era uma banda de cinco integrantes, o que eu queria era formar o MC5 da Grã-Bretanhã. Era uma baita banda, o MC5. Já toquei com eles faz uns anos, e eles eram ótimos, cara. O som deles é exatamente o mesmo [que você ouve no disco]! Cantei 'Sister Ann' e 'Back In the USA' com eles. Foi brilhante!. Saí de lá mais alto que uma pita. Foi um show daqueles."
"Então, o Motörhead original foi inspirado no MC5. Luther Grosvenor esteve na banda por um mês; Ariel Bender [risos], ótimo guitarrista. Eu gosto mais de baixo do que de guitarra. Sou um guitarrista muito medíocre. O Luther ia entrar na banda, mas acabou desistindo. E íamos arranjar um vocalista, mas, como isso nunca aconteceu, então fiquei com o vocal."
Por fim, Lemmy negou que o Motörhead tivesse sido originalmente chamado Bastard: "Nunca nos chamamos realmente de Bastard. Foi só uma ideia que eu tinha, mas, como nosso empresário bem observou, não faríamos muito sucesso no Top Of The Pops com um nome como aquele [risos]!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps