A doença na perna e bacia que transformou Renato Russo em grande poeta, segundo Gutje
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de maio de 2024
Quando Renato Russo tinha 15 anos, contraiu epifisiólise, doença que atacou a cartilagem e os ossos que ligam a perna esquerda à bacia. Esse fato marcou muito a vida do futuro legionário, já que ele precisou ficar quase dois anos em recuperação.
Legião Urbana - Mais Novidades
Em entrevista ao Corredor 5, Gutje Woortmann, clássico baterista da Plebe Rude, comentou sobre como esse período "de molho" fez Renato consumir muita cultura e o transformou no poeta lendário que ele hoje é reconhecido.
"O Renato Russo teve na adolescência uma doença chamada epifisiólise. Ele fica de cama por seis meses e depois mais de um ano se recuperando. É certo que ele aproveitou esse tempo para ler, escrever e ouvir música. Ele se tornou um grande poeta porque absorveu muita informação durante esse tempo todo. Tenho certeza disso.
A experiência que ele já tinha, junto com a bagagem de leitura e escrita. Isso preencheu o Renato e depois que ele voltou a andar, já tinha um sonho pronto. O sonho da Legião Urbana já estava arquitetado na cabeça dele. Não era algo pronto, mas ele já sabia o que queria. O Renato fazia parte da nossa turma e tinha uma troca muito grande".
O que é a epifisiólise
De acordo com o site do Hospital Israelita Albert Einstein, a epifisiólise é um deslocamento do colo do fêmur em relação à epífise femural.
"A epifisiólise caracteriza-se pelo deslocamento do colo do fêmur em relação à epífise femoral, ou seja, é o escorregamento da cabeça do fêmur na bacia. Por ser pouco conhecida popularmente, a doença é facilmente confundida com dores musculares e ósseas. As causas da doença ainda não foram totalmente esclarecidas.
Segundo o ortopedista, Dr. Claudio Santili, costuma-se atribuir a epifisiólise a um desequilíbrio endócrino, microtraumas ou à obesidade. Acredita-se que o enfraquecimento da placa que une o colo com a epífise femoral é, mais frequentemente, causado pela ação de determinados hormônios".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps