Ben Baruk lança álbum de estreia "Cosmogony" que mistura Tolkien com cristianismo
Por Gustavo Maiato
Fonte: The Bridge
Postado em 03 de maio de 2024
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A banda carioca de metal com temática cristã Ben Baruk lançou nesta sexta-feira, 03 de maio, seu álbum de estreia "Cosmogony", com músicas sobre o tema da criação relacionando os universos do cristianismo e do escritor J. R. R. Tolkien, famoso por obras como "O Senhor dos Aneis", "O Silmarillion" e "O Hobbit".
Formada em 2014 com pano de fundo do metal com temática cristã, mas sem medo de abordar outros assuntos relacionados com a Fé, o Ben Baruk é formado por Maria José (vocalista), André Fernandes (guitarrista e vocalista), Lais Cunha (baterista), Rafael Rodrigues (guitarrista e vocalista) e Cadu Mattos (baixista).
Confira o novo álbum "Cosmogony" aqui.
O novo álbum, que foi elogiado pelo prestigiado portal Tolkien Talk, funde elementos de metal sinfônico, death metal, e prog metal, e traz músicas bem trabalhadas, como "The Almighty Music", "The Firmament Chord" e "Trees of Divine". Um dos destaques que promete agradar fãs de bandas como Epica, Therion e Nightwish é a vocalista Maria José, com seus agudos líricos e precisos.
De acordo com o guitarrista e também vocalista Rafael Rodrigues, a ideia por trás de "Cosmogony" é ir além do tema cristão e explorar a cosmovisão de forma geral, traçando um paralelo com a criação do mundo de acordo com a obra de Tolkien, mais especificamente presente no "O Silmarillion".
"Desde o lançamento do primeiro single ‘The Imperishable Flame’ vemos colhendo feedback positivo nas redes sociais. Estamos muito felizes e esse é só o começo. Queremos ir além de ser uma banda de metal cristão, e sim trazer vários temas para dialogar", explicou Maria José.
O disco que foi produzido e lançado de forma independente também traz convidados especiais: Nahor Andrade (Dynasty of Metal), Melancton Samengallef (Cerimonial Sacred / Nadarkhani), Jordan Varela (In Conquered), Clayton Rodrigues (Rarmagom), Lucas Brum (ExNecros, Reckoning Hour), Samuel Gonçalves (Of Christ), Michel Oliveira (M.O Project / Judas o Outro), Léo Gomes (Sentido Oposto), Duane Keith II (Vision of God Records, Christ Rising e Extinction Of Baal) e Ivete e Wesley Lanzieri (Liquens).
Sobre o Ben Baruk
Desde sua formação, a banda lançou diversos trabalhos, incluindo "Vidas que Choram" (EP 2018), "What Love Is That" (Full Length 2020), "O The Deep Deep Love of Jesus" (Single 2021) e, mais recentemente, "The Imperishable Flame" em 26 de janeiro de 2024.
A essência da banda reside na fusão do metal sinfônico com o progressive metal, resultando em músicas elaboradas, ritmos quebrados e uma sonoridade rítmica não tão óbvia. Apesar da temática cristã, Ben Baruk explora uma cosmovisão geral, entendendo que todos os temas humanos estão intrinsecamente ligados à fé e à tradição cristã ocidental.
Em 2021, a música "Nocturnal Lament" – do álbum "What Love Is That?" – conquistou um lugar de destaque ao figurar entre as 30 melhores músicas de metal com tema cristão do ano, segundo o site CMW.
Em 2023, mais uma vez, a banda foi reconhecida, desta vez com a música "O Deep Deep Love of Jesus," que figurou entre as 60 melhores na mesma lista do CMW. Além disso, a contribuição da banda foi reconhecida no livro "CHI Rho, Metal & Meaning," lançado pela Heavy Music Artwork, evidenciando sua influência e importância no cenário.
A presença da banda foi estendida além do universo musical, alcançando também o campo das artes visuais. O ilustrador belga Christophe Szpajdel, responsável pela logo da banda, incluiu o Ben Baruk em uma exposição na Grécia.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Edu Falaschi comenta reconciliação com Rafael Bittencourt; "Gratidão eterna"
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O icônico guitarrista que se tornou o maior herói de Dave Mustaine
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett


Robert Plant conta como levou influência de J. R. R. Tolkien ao Led Zeppelin
A opinião de Renato Russo sobre "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit" de Tolkien


