A polêmica sobre guitarra que só "pessoal da terra plana" discorda, segundo Guthrie Govan
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de junho de 2024
O universo da guitarra é recheado de argumentos e polêmicas sobre o que realmente influencia na hora de compor o timbre do instrumento. Há quem diga que diversos fatores precisam ser levados em conta, como as cordas, a captação e, é claro, a técnica e a pegada do guitarrista.
Outro fator que muitos dizem afetar o som é a madeira escolhida para construir o instrumento, que pode variar de mogno até Alder passando por várias opções. Para a lenda Guthrie Govan (Asia, The Aristocrats), o assunto está encerrado e a madeira afeta sim o som.
O músico até mesmo comparou aos terraplanistas quem discorda de sua argumentação. Confira o que ele disse conforme reportagem da Guitarload.
"É exatamente por isso que me dei ao trabalho de ter dois modelos diferentes da minha guitarra signature Charvel, idênticos em todos os aspectos, exceto na escolha da madeira do corpo. Confiem em mim, realmente faz diferença. De um lado da discussão, estão todos os músicos e fabricantes profissionais na face do planeta.
Já o outro lado parece ser defendido por um punhado de furiosos proprietários de osciloscópios no YouTube, insistindo que apenas os captadores são responsáveis por todas as diferenças tonais entre um instrumento e outro. É tudo uma questão de como a madeira e as cordas reagem umas às outras, fazendo com que as diferentes faixas de frequência sejam pronunciadas ou suprimidas.
Se uma guitarra parte de um ‘ponto morto’ que pode ser ouvido acusticamente, esse mesmo ponto morto será igualmente aparente quando você conecta o instrumento a um amplificador. O que nossos fervorosos amigos da ‘terra plana’ talvez estejam deliberadamente desconsiderando é que uma guitarra é uma estrutura holística na qual todas as partes interagem umas com as outras", disse com um toque de ironia.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps