A opinião do Black Sabbath sobre o punk quando estilo surgiu, segundo Geezer Butler
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de junho de 2024
O punk é um estilo de rock mais rápido e direto e bandas como The Clash e Ramones se tornaram referências no gênero. Há quem sustente a tese que punk e metal são como água e óleo – ou seja, não se misturam, mas na verdade havia um respeito entre os dois clãs.
Black Sabbath - Mais Novidades
Em entrevista recente publicada pela Ultimate Guitar, o baixista Geezer Butler, do Sabbath, comentou sobre o que sua banda achou quando viu os punks nascerem no final da década de 1970.
"Muitos dos músicos punk realmente amavam o que estávamos fazendo, e nós gostávamos do que eles estavam fazendo também," relembrou Butler. "Eu amava o que os Sex Pistols estavam fazendo. Um dos membros do The Clash tocou nos álbuns do Tony [o baterista Terry Chimes tocou na turnê de apoio ao álbum do Sabbath de 1987, 'The Eternal Idol']. E eu sei que Johnny Rotten gostava de Alice Cooper. E os Ramones também fizeram turnê conosco".
Histórias sobre punk e metal
Em matéria de André Garcia, o vocalista Rob Halford, do lendário Judas Priest, contou mais sobre a relação entre punk e metal. Ele contou que o punk e a disco music quase mataram de vez o heavy metal.
"Quando a disco music surgiu, toda a indústria parecia ter virado as costas para o heavy metal. Foi difícil para nós, especialmente quando estávamos fazendo o álbum 'Sin After Sin', em 1977, porque todos diziam que o metal estava morto, que tudo era punk… mas simplesmente decidimos pagar para ver. Hoje, globalmente, o metal é mainstream de formas que eles nunca teriam imaginado, e segue inspirando pessoas ao redor do mundo.
Quando chegamos ao 'British Steel', em 1980, começamos a nos sentir mais confiantes sobre quem éramos e o que estávamos fazendo. Finalmente, podíamos pagar o aluguel e ainda comprar uma caixa de leite para tomar com o cereal! Durante aquela primeira década, tudo o que ganhamos foi investido de volta na banda. Foi com determinação e autoconfiança que chegamos ao ponto de virada, mas nunca chegamos ao ponto de pensar 'Conseguimos, pessoal, agora podemos relaxar'."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps