Os três guitarristas que Eddie Van Halen acusou de serem imitadores dele
Por André Garcia
Postado em 12 de junho de 2024
Um dos mais influentes guitarristas de todos os tempos, Eddie Van Halen reinventou o instrumento ao combinar técnicas excêntricas como o tapping e velocidade com melodia e sabia como ninguém tornar o virtuosismo pop.
EVH foi uma grande inspiração nos 80 para nomes de Yngwie Malmsteen a Steve Vai e Joe Satriani, passando por Randy Rhoads e Dimebag Darrell. Só que ele acabou inspirando também uma legião de imitadores — que o incomodava profundamente por parecerem uma paródia dele.
Para se desvencilhar do monstro que criou, Eddie chegou ao ponto de na segunda metade da década de 80 deixar a guitarra de lado para tocar teclados.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, três guitarristas que foram acusados pelo próprio guitarrista do Van Halen de imitarem ele foram Johnny Winter, Rick Derringer e Tom Scholtz (do Boston).
Johnny Winter (e Tom Scholtz)
"[Ele que no passado havia lançado o] 'Still Alive and Well' e tal. Depois lá tava o cara copiando minhas músicas. É tão estranho."
Tom Scholtz
"Tocamos logo antes deles, não lembro onde. Aí eu fiz meu solo e, logo depois, do nada ele foi lá e fez o meu solo. E foi ainda mais estranho porque foi um show de dia. Eu estava no palco, e toda a plateia estava olhando para mim como se perguntasse 'O que esse cara está fazendo?' Eu estava bêbado e fiquei furioso. Tom Scholtz é um baita arrombado. Ele é anto-social. Acho que ele pensa que é Deus ou algo assim. Ele nunca aparece, não te cumprimenta… ele não faz nada."
Rick Derringer
"Rick Derringer abriu o show para nós no ano passado e ele tocou exatamente o meu solo. Depois do show [...] eu disse: 'Pô, Rick… eu cresci seguindo seus passos, como você pode fazer isso? Não ligo se você usar as técnicas [que eu uso], mas não toque a minha melodia!' E ele estava bêbado, falou 'Tá, tá, tá…'"
"Na noite seguinte, ele foi e fez meu solo novamente — e ainda terminou o show com 'You Really Got Me', que era exatamente o que a gente fazia. Por mais que eu odeie fazer isso, eu simplesmente cheguei para ele e disse 'Já que você vai continuar fazendo isso, então não vai mais abrir para nós', e expulsei ele."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps