Os três guitarristas que Eddie Van Halen acusou de serem imitadores dele
Por André Garcia
Postado em 12 de junho de 2024
Um dos mais influentes guitarristas de todos os tempos, Eddie Van Halen reinventou o instrumento ao combinar técnicas excêntricas como o tapping e velocidade com melodia e sabia como ninguém tornar o virtuosismo pop.
EVH foi uma grande inspiração nos 80 para nomes de Yngwie Malmsteen a Steve Vai e Joe Satriani, passando por Randy Rhoads e Dimebag Darrell. Só que ele acabou inspirando também uma legião de imitadores — que o incomodava profundamente por parecerem uma paródia dele.
Van Halen - Mais Novidades
Para se desvencilhar do monstro que criou, Eddie chegou ao ponto de na segunda metade da década de 80 deixar a guitarra de lado para tocar teclados.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, três guitarristas que foram acusados pelo próprio guitarrista do Van Halen de imitarem ele foram Johnny Winter, Rick Derringer e Tom Scholtz (do Boston).
Johnny Winter (e Tom Scholtz)
"[Ele que no passado havia lançado o] 'Still Alive and Well' e tal. Depois lá tava o cara copiando minhas músicas. É tão estranho."
Tom Scholtz
"Tocamos logo antes deles, não lembro onde. Aí eu fiz meu solo e, logo depois, do nada ele foi lá e fez o meu solo. E foi ainda mais estranho porque foi um show de dia. Eu estava no palco, e toda a plateia estava olhando para mim como se perguntasse 'O que esse cara está fazendo?' Eu estava bêbado e fiquei furioso. Tom Scholtz é um baita arrombado. Ele é anto-social. Acho que ele pensa que é Deus ou algo assim. Ele nunca aparece, não te cumprimenta… ele não faz nada."
Rick Derringer
"Rick Derringer abriu o show para nós no ano passado e ele tocou exatamente o meu solo. Depois do show [...] eu disse: 'Pô, Rick… eu cresci seguindo seus passos, como você pode fazer isso? Não ligo se você usar as técnicas [que eu uso], mas não toque a minha melodia!' E ele estava bêbado, falou 'Tá, tá, tá…'"
"Na noite seguinte, ele foi e fez meu solo novamente — e ainda terminou o show com 'You Really Got Me', que era exatamente o que a gente fazia. Por mais que eu odeie fazer isso, eu simplesmente cheguei para ele e disse 'Já que você vai continuar fazendo isso, então não vai mais abrir para nós', e expulsei ele."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Influencer detona "sommelier de underground" em vídeo viral que Rafael Bittencourt curtiu
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
Slash revela onde acontece a democracia - que não é a chinesa - no Guns N' Roses
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
Gary Holt, do Exodus, celebra 1.700 dias de sobriedade
A última grande música que o The Doors escreveu, segundo Ray Manzarek; "É o clássico final"
A banda de metal cujo cantor se disfarçava para não perder o emprego na Petrobras
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott
A pior música do clássico "Powerslave", de acordo com o Heavy Consequence
O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu


Eddie Van Halen admitiu: esse hino foi criado para tirar sarro de um movimento inteiro
Cinco solos subestimados de Eddie Van Halen - mas um deles não é bem assim...
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
Van Halen anuncia edição expandida do álbum "5150"
Ao lado de Eddie Van Halen, guitarrista ganha elogio de Jimmy Page; tem algo que eles não têm
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
O álbum do Pink Floyd que nunca envelhece, segundo Sammy Hagar


