Veja o carro que fez Dave Mustaine esmurrar a cara de James Hetfield
Por Bruce William
Postado em 24 de julho de 2024
Um dos incidentes mais famosos na história do Metallica envolvendo Dave Mustaine aconteceu quando ele e James Hetfield chegaram às vias de fato após uma forte discussão que aconteceu depois de um cachorro de Mustaine vandalizar o carro que pertencia ao então baixista Ron McGovney; vamos ao relato feito por Bruno Sanchez no "Metal Up Your Ass: Os primórdios do Metallica", um texto completíssimo sobre os primeiros dias do grupo.
"O segundo semestre de 1982 marcou também as primeiras grandes brigas internas na banda, especialmente o duelo de egos entre James Hetfield e Dave Mustaine. Para resumir a história: Mustaine passava por um sério problema com álcool e drogas, particularmente durante os shows, o que atrapalhava a performance de todos. Para piorar, não eram raras as vezes em que os dois quebravam o pau em cima do palco mesmo, pois Mustaine não se contentava em ficar ao lado do guitarrista/vocalista; Ele queria os holofotes e abusava da paciência dos outros encaixando solos inexistentes e criando verdadeiros malabarismos para desviar a atenção do público (você consegue alguns exemplos disso em trechos do clássico vídeo Cliff'Em All). Lógico que todos na banda bebiam, mas sabiam controlar os seus limites, o que não acontecia com Dave".
"Uma briga, em especial, ficou muito famosa: James, Lars e Ron estavam em casa. Ron tomava um banho e Dave chegou bêbado com seu cachorro (descrito como uma máquina assassina). O cão resolveu passear e descobriu o carro de Ron na garagem com a porta aberta. Bom, digamos que o animal (me refiro ao cachorro) destruiu todo o estofamento do bólido. Quando James viu a cena, imediatamente ordenou que Mustaine fosse embora com seu bichinho, sendo que o guitarrista não estava em seus melhores humores e virou um soco violento na cara de Hetfield, que também revidou e um quebra-pau generalizado começou até que Lars interveio e separou os dois".
Mustaine comentou o acontecido sob seu ponto de vista durante uma entrevista de 2009 a um blog norueguês, com transcrição do Metallica Remains: "Eu fiquei muito machucado pela forma como isso aconteceu. Eu disse, o que?! Sem segunda chance, sem aviso? Vamos, todos nós bebemos. Vamos. E [eles ficaram tipo], 'não, é isso. Você tá fora.' E eu fiquei tipo, 'tá certo.'"
Prossegue Dave: "Eu estava vendendo maconha. Quando eu ia tocar em um show, as pessoas sabiam que minha maconha estava parada no meu apartamento, só falando 'vá em frente e me faça companhia'. Então fui invadido. As pessoas roubaram tudo que eu tinha; todo meu estoque. E eu conclui, foda-se isso. Eu vou pegar alguns cachorros para ficarem no apartamento quando eu sair".
O que Mustaine não sabia é que aquela decisão, por tabela, contribuiria ainda mais para sua saída do Metallica. "Então eu peguei dois cachorros e eu levei um deles para um ensaio uma vez e ele colocou as patas no carro de Ron [McGovney, o então baixista do Metallica]. E James o chutou bem de lado. E eu fiquei tipo, 'por que você fez isso? É um cachorro, é isso que eles fazem. Você não chuta animais'. Então nós entramos na casa, e começamos a discutir um pouco mais. E eu acabei dando um soco na cara dele e eu acho que essa foi a origem do motivo de eu ter perdido o emprego", concluiu Dave.
E Ron McGovney, que também sairia da banda neste ano de 1982 - em seu lugar entrou Cliff Burton - postou em suas redes sociais uma foto do carro que foi o pivô de toda a treta. "Se vocês conhecem a história sobre os cachorros de Dave arranhando meu carro, bem, esse é o carro", disse Ron.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps