Por que Sepultura dispensou FUNAI nos trâmites para gravar "Roots" com Xavantes?
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de julho de 2024
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas, mais conhecida pela sigla FUNAI, foi criada em 1967 e tem como função proteger e promover os direitos dos povos indígenas do Brasil. O órgão é vinculado ao Estado brasileiro e também monitora e fiscaliza as terras dos povos originários em território nacional.
Em 1996, na época da gravação do álbum "Roots", o Sepultura visitou o Mato Grosso para se encontrar com a tribo Xavantes, que acabou participando inclusive do videoclipe da faixa título. Mas por que o Sepultura dispensou a atuação da FUNAI para tratar com os indígenas?
Em entrevista ao Canal da Sarah Oliveira, o guitarrista Andreas Kisser explica: "Nós fomos com um intuito cultural, musical. Tanto é que não fomos para lá através da FUNAI ou de nenhum órgão oficial, porque seria muito burocrático. Tudo que envolve burocracia oficial aqui no Brasil é complicado. Então, seguimos um outro caminho, através de uma ONG que cuida dos interesses dos Xavantes. Negociamos diretamente, organizamos tudo e ficamos dois dias lá para a gravação. Foi uma experiência maravilhosa.
Do mesmo jeito que estivemos em Viena e Paris, estivemos na tribo dos Xavantes, observando uma maneira diferente de ver o tempo, a música, o que é arte e comunidade. Foi uma perspectiva totalmente nova. A experiência trouxe muita influência para a nossa música, mudando tudo. Mesmo com a saída do Max da banda e todo o processo de ruptura, artisticamente foi um processo maravilhoso. Acho que só sobrevivemos até lá porque ninguém de fora conseguia interferir na nossa parte artística".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps