A música dos anos 80 cujo riff foi "tungado" pelo Nirvana em "Come As You Are"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de julho de 2024
"Come As You Are" é uma das músicas mais populares da banda Nirvana e um hit dos anos 1990. Terceira faixa de "Nevermind" (segundo disco do Nirvana, lançado em setembro de 1991), "Come As You Are" faz muito sucesso até os dias atuais, tanto que bateu 1 bilhão de reproduções no Spotify, enquanto seu vídeo foi assistido mais de 500 milhões de vezes no Youtube.
O conhecido riff inicial de "Come As You Are" lembra "um pouco" o riff de "Eighties", música da veterana banda inglesa Killing Joke, lançada em 1985, como faixa do álbum "Night Time". "Eighties" tem um riff mais rápido que o de "Come As You Are", como pode ser conferido no player a seguir.
Em 2015, Jaz Coleman, vocalista/tecladista do Killing Joke, concedeu entrevista ao site Songfacts e falou sobre a sua música que inspirou o Nirvana.
"Escrevemos essa música em Genebra e há uma história interessante sobre ela, porque tocamos em um abrigo - fizemos duas noites em um abrigo para desabrigados em Genebra, que se tornou uma espécie de lenda na Suíça. É engraçado, porque em 1983, estávamos passando pela Suíça e o promotor perguntou: ‘Vocês querem ficar em um hotel Hilton ou querem ficar nesta casa de fazenda de sete quartos, onde este casal cozinha para vocês?’.
Escolhemos a segunda opção e nos divertimos muito lá. O que aconteceu foi que, na manhã seguinte, eu perguntei ao casal: ‘Posso voltar a esta casa novamente para escrever? Eu me diverti muito aqui’. Eles foram muito gentis e disseram: ‘Você pode’. Depois da turnê, peguei um voo de volta para Genebra e fui para essa casa maravilhosa novamente e, claro, Raven [Paul Raven, baixista do Killing Joke na época] estava lá - ele tinha feito a mesma coisa! [Risos] Então, um novo capítulo começou na Suíça", relatou o vocalista, que no fim das contas, comprou um quarto da propriedade em questão.
"Essa música que eu me lembro foi escrita na casa, e eu ainda moro nessa casa. Ainda tenho um quarto naquela casa. Essa música foi escrita no andar de cima."
Jaz também citou que "Eighties" acabou sendo a "inspiração" para o Nirvana escrever "Come As You Are".

"Essa música, é claro, tornou-se ‘Come As You Are’, do Nirvana. Penso nas repercussões dessa música e em como subi as escadas para o pequeno cômodo onde Geordie [Walker, guitarrista do Killing Joke] tinha seu amplificador. Lembro-me de quando ele tocou aquele riff, foi tão memorável, que de certa forma personificou tudo o que estava acontecendo naquela época", pontuou Coleman.
Pois bem, "Come As You Are" fez mais sucesso que "Eighties". O Killing Joke considerou mover uma ação contra o trio Grunge por conta da semelhança excessiva entre as músicas, porém, desistiu da ideia após a morte de Kurt Cobain (guitarrista/vocalista/líder do Nirvana).
Histórias de Músicas - Nirvana
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Os álbuns do Pink Floyd que Roger Waters chamou de "pretensiosos"
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
A lista de prós e contras da entrada de Alírio Netto no Angra, segundo youtuber
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
O que o Angra precisa fazer para não fracassar com Alírio Netto, segundo Regis Tadeu
A história de "Iron Man", a música do Black Sabbath que não tem nada a ver com o herói
Cobra Spell entra em um hiato indeterminado

A pichação que gerou o título de um dos maiores clássicos dos anos 90
A música dos anos 80 cujo riff foi "tungado" pelo Nirvana em "Come As You Are"


