Robert Plant revela como infância solitária influenciou sua forma de cantar
Por André Garcia
Postado em 02 de julho de 2024
Nascido em 1948, Robert Plant pertence à geração baby boomer (a primeira nascida após a Segunda Guerra Mundial). Portanto, assim como quase todos os outros músicos que descobriram o rock nos anos 50, ele teve Elvis Presley como um herói.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista de 1994, o ex-vocalista do Led Zeppelin relembrou como sua infância introspectiva influenciou sua carreira como vocalista:
"Quando eu era criança, costumava me esconder atrás das cortinas de casa no Natal e tentava imitar Elvis. Tinha uma certa acústica entre as cortinas e as janelas francesas, uma sonoridade peculiar para uma criança de dez anos. Aquilo era toda a ambientação que eu tinha aos 10 anos, e [em minha carreira como vocalista] eu sempre busquei soar um pouco daquele jeito."
Se aos 10 anos o sonho de Plant era cantar como o galã Elvis, aos 12 ele queria ser como o rebelde Billy Fury:
"A música era uma [terapia]", disse ele ao The Guardian em 2007, "uma libertação misteriosa para mim. Era algo de outro mundo, uma outra vida fora da Inglaterra dos anos 60, onde tudo se resumia a ralar, aprender e se certificar que suas vulnerabilidades não ficassem muito evidentes, para não parecer um pateta soluçante."
"Gosto da ideia de um homem solitário que se afasta, e Billy Fury foi o grande cantor britânico nesse quesito. Ele fazia parte da máquina pop, mas passou por ela e se tornou algo mais, aquela música me atingiu em cheio quando eu tinha 12 anos."
Confira abaixo uma das músicas da era de ouro de Billy Fury:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps