A crítica de Renato Russo aos estereótipos em programas como o de Chico Anysio e outros
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de agosto de 2024
O canal Quebra Pedais trouxe à tona uma entrevista histórica com Renato Russo, onde o icônico líder da Legião Urbana expressa suas opiniões contundentes sobre a representação dos homossexuais na mídia brasileira.
Legião Urbana - Mais Novidades
Em suas palavras, Renato Russo enfatiza a importância da visibilidade, mesmo que de forma negativa, para a comunidade LGBTQIA+. Ele afirma: "Eu acho que dada a história dos homossexuais, quanto mais se falar e mais existir modelos, mesmo que negativos, melhor. Entendeu? É aquela questão dos travestis, que abriram caminho para todo mundo. É a bicha da rua, a Geni, que leva pedrada, mas está segurando a maior onda para todo mundo. Porque depois disso pode ter vindo um médico que é gay. Antes, diziam: ‘Ah, é um rapaz muito educado’. Vão se abrindo as portas."
No entanto, Renato critica duramente os estereótipos perpetuados pelos programas de Chico Anysio, considerando-os prejudiciais e desnecessários. "A não ser que seja uma coisa fascista, é complicado. Como os estereótipos dos programas do Chico Anysio. Aquilo não deve existir nunca. As rádios Cidade e Transamérica colocam uma bicha lá também. Aquilo não deve existir nunca."
Renato Russo também destaca um ponto positivo ao mencionar um anúncio que, segundo ele, abordou a temática gay de forma não perniciosa: "Agora, uma situação onde aparece gay, é legal. Tem um anúncio agora que aparece um cara levando o namorado para casa. Pelo que ouvi, não foi feito de forma perniciosa. Nesse sentido, é interessante, mas resta saber se isso vai ser acompanhado das leis."
Ele conclui a entrevista com um apelo por leis que protejam a comunidade LGBTQIA+ contra a discriminação: "Eu quero que no código do município diga que não pode haver discriminação por identidade sexual, senão fica como os gays dos EUA, que acham que estão bem, mas não há leis para proteger não."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps