A curiosa história de "One Step Closer", uma das músicas mais "sangue nos olhos" do Linkin Park
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de setembro de 2024
Primeiro disco de estúdio da banda de New Metal Linkin Park, "Hybrid Theory" é um dos grandes álbuns dos anos 2000. Pesado, intenso e moderno, o debut do Linkin Park traz músicas excelentes, que sobreviveram muito bem pelo teste do tempo e fazem muito sucesso até hoje, caso de "One Step Closer".
Segunda faixa de "Hybrid Theory", "One Step Closer" é uma composição que mostra o som característico do Linkin Park, que mistura Rock com Hip-Hop. Em "One Step Closer", a mistura foi temperada com algumas doses de frustração e raiva, como o multi-intrumentista Mike Shinoda (um dos vocalistas do Linkin Park) contou à Billboard no primeiro semestre de 2020.
"Quando escolhemos Don Gilmore como produtor [do disco], estávamos muito hesitantes. Don tinha mais músicas alternativas de rádio, e sabíamos que ele conseguiria acertar essa parte do nosso som, mas ele não sabia nada sobre hip-hop. Nada mesmo! E ele nos disse isso quando se reuniu conosco", contou Shinoda, que teve alguns conflitos com o produtor do álbum. E esses conflitos deixaram ele e o saudoso vocalista Chester Bennington irritados.
"‘One Step Closer’ era eu e Chester literalmente escrevendo sobre Don. Estávamos muito bravos com ele. O trecho ‘shut up’ [em português, ‘cale a boca’] era literalmente o Chester gritando com o Don. Estávamos perdendo a cabeça. Naquele momento do processo, era como se disséssemos: por que vocês não confiam em nós? Esse é o nosso álbum (...). Sabíamos que, se colocássemos algo nesse álbum que não gostássemos ou que não estivéssemos sentindo, teríamos que conviver com isso", acrescentou Mike, que contou de onde veio a inspiração para mandar um "shut up" no meio de "One Step Closer".
"A parte ‘shut up’ na ponte, eu sei que um dos meus pontos de referência era ‘Fuck you, I won't do what you tell me’ [trecho de ‘Killing in the Name’, do Rage Against The Machine], e queríamos uma parte como essa em uma de nossas músicas. Estávamos no estúdio escrevendo e reescrevendo ‘One Step Closer’ e, por fim, ficamos tão irritados que Chester estava escrevendo palavras sobre como estava irritado com Don por nos fazer reescrever tudo. Por fim, ele escreveu ‘Shut up’ e eu pensei: ‘E se a ponte for apenas shut up? E se for mais simples do que tudo o que dissemos até agora?’. Porque estávamos apenas escrevendo as letras. E ele disse: ‘Acho que isso vai soar muito bem!’", pontuou Shinoda, que pelo visto, mandou bem em sua escolha, já que "One Step Closer" se tornou um grande hit.
O Linkin Park retomou as suas atividades no dia 5 de setembro de 2024, após um hiato que durou sete anos. Leia mais sobre o retorno na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Aos 74 anos, David Coverdale anuncia aposentadoria e diz que "é hora de encerrar"
Ronnie James Dio não era o maior fã do Black Sabbath, admite Wendy Dio
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Halestorm é anunciada como atração do Monsters of Rock 2026
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
A surpreendente balada que era a música favorita de todos os tempos de Ozzy Osbourne
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
Bullet For My Valentine abrirá show do Limp Bizkit em São Paulo
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
Linkin Park anuncia Emily Armstrong como nova vocalista e divulga detalhes de novo disco
Linkin Park compartilha fotos incríveis de show realizado no MorumBIS
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
Para Mike Shinoda (Linkin Park), Emily Armstrong é "a voz que só aparece uma vez por geração"


