Regis Tadeu "responde" provocações feitas por ex-Engenheiros do Hawaii
Por Bruce William
Postado em 13 de setembro de 2024
Tudo começou quando o jornalista e crítico musical Regis Tadeu publicou, ainda em 2023, um vídeo onde relata os motivos que o leva a "detestar" o Engenheiros do Hawaii: "Desde o primeiro disco dava pra sacar que essas letras vinham acompanhadas de canções absurdamente horrorosas e que, pro meu espanto e pro espanto de muita gente, ao longo da carreira da banda acabaram se tornando hits por falarem e atingirem de uma maneira muito profunda a alma dos fãs que sempre ansiavam ardentemente parecer inteligentes perante os amigos", comenta Regis no vídeo, dentre várias outras coisas.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
Em outro trecho, ele diz: "'Toda forma de poder' é uma canção que traz uma pseudo-ironia contra os ditadores de governos de outros países da época, e é uma canção que na letra tem uma contundência e sacadas poéticas tão fortes quanto um prato de gelatina". Daí, durante participação do baterista Carlos Maltz e do guitarrista Augusto Licks no podcast Inteligência Ltda, os dois ex-integrantes da formação clássica do Engenheiros do Hawaii comentaram vários assuntos, incluindo a ascenção das bandas de Rock dos anos oitenta, momento em que Maltz mandou várias "diretas" para Regis: "Então, 'Toda Forma de Poder' foi colocada na novela por alguém, mas não sei como. É só isso, botar na novela. Viu Tadeu? Bota tua música lá que faz sucesso também. Aí tu vai ficar de boa, em paz", diz o baterista, em uma fala que aparenta ser direta para o crítico musical.
"Meus amigos, isso é um talento do caralho que o cara tem, de fazer música radiofônica, de fazer música que cola no ouvido das pessoas, de fazer música que cola no coração das pessoas", prossegue Maltz, ainda mandando mensagens diretas para Regis. "Irmão, quarenta anos depois as pessoas estão lá, você está entendendo? Isto é um talento. Aqui no Brasil nós precisamos mudar algumas coisas. Menos inveja e mais observar como as coisas acontecem. Isso é um talento do caralho que o cara tem, é Humberto Gessinger. Claro que ele também teve sorte de juntar uma banda que fazia com que aquilo andasse. Por exemplo, ele arrumou um baterista, que sou eu. Sou um cara mediano na bateria, mas até por ser mediano, eu não me meto a ficar enchendo o saco, tá entendendo Tadeu?"
E durante a introdução de uma Live realizada no canal oficial, Regis começa falando que o tema dela é "Artistas que Não Aceitam Críticas", e que alguns fãs do Engenheiros do Hawaii, que ele logo de cara diz fingindo espanto "que isso existe", começaram a achar que a Live era justamente relacionada com a participação dos ex-Engenheiros no podcast Inteligência Ltda. "Mas eu quero dizer, meu amigo e minha amiga, que lamentavelmente essa Live não tem a ver com o chororô do Carlos Maltz - mandaram um vídeo para mim, realmente foi um chororô patético", diz o jornalista, em um corte que mostra este momento.
Regis então comenta com o também jornalista Sérgio Martins, que estava participando da Live, se ele havia visto que o próprio Maltz "se diminuiu" como artista, como músico, na participação do podcast, e ambos, em seguida, debatem o assunto com Sérgio chegando a comentar: "Esse cara é um baterista tão bom que virou astrólogo", se referindo a uma outra atividade exercida por Carlos Maltz, que em seu site oficial é descrito como: "Co-fundador e primeiro baterista da banda Engenheiros do Hawaii, astrólogo, psicólogo junguiano e escritor. Estuda astrologia e esoterismo desde 1990". Regis meio que contemporiza, dizendo que ok, está tudo bem, mas que o assunto da Live não tem nada a ver pois teria sido decidido na semana anterior, e eles seguem falando sobre outros artistas que estavam pautados para a Live.
A Live completa de Regis Tadeu e Sérgio Martins debatendo "Artistas que Não Aceitam Críticas" pode ser vista no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps