O bluesman que influenciou o som do Pink Floyd, segundo primeiro guitarrista Bob Klose
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de outubro de 2024
Bob Klose, o primeiro guitarrista do Pink Floyd, compartilhou detalhes sobre como o blues influenciou o som da banda. Em uma entrevista para o documentário "The Pink Floyd & Syd Barrett Story" (transcrita pela Far Out), Klose falou sobre sua breve passagem pelo grupo entre 1964 e 1965 e sua conexão com Syd Barrett e Roger Waters.
Klose explicou que a formação do som único da banda veio da influência de Bo Diddley: "As pessoas achavam que eu era meio bom, mas eu provavelmente não era. Quero dizer, eu tocava um pouco de violão clássico, então conseguia mover meus dedos de maneira moderadamente coordenada, e ouvia muito blues, então tinha uma noção do que isso significava. E Syd estava ouvindo Bo Diddley e desenvolvendo seu ritmo, então era isso que fazíamos."
Ele também destacou a importância de aprender de forma autodidata: "A melhor música sempre começa com coisas que as pessoas aprendem parcialmente ou não entendem corretamente, transformando a ideia original em algo novo."
Klose lembrou que, no início, a banda fazia covers de R&B, mas isso mudou com a evolução de Barrett: "Começamos fazendo covers de R&B, mas gradualmente, isso se tornou uma espécie de Bo Diddley cósmico de Syd. Bo Diddley sempre foi a praia de Syd."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps