O título original do hit "Reza Vela" do Rappa: "Texto foi cortado e coisas não entraram"
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de outubro de 2024
O álbum "O Silêncio Q Precede o Esporro" (2003), lançado pelo Rappa, traz uma das canções mais famosas da banda: "Reza Vela". Em uma recente entrevista no Corredor 5, o compositor , o tecladista Marcos Lobato, revelou detalhes sobre o processo criativo por trás do megahit.
"A coisa surgiu no ônibus. Acho que foi o Lobatinho [Marcos Lobato, banjo] que me mostrou. Não foi o próprio Rodrigo [Rodrigo Vale, coautor da letra] que me deu essa ideia? Ele falou: ‘Pô, tenho uma ideia aqui’. Aí ele me deu um papel manuscrito, com caneta, onde estavam algumas sugestões. No entanto, aquilo ainda não estava totalmente resolvido", contou.
O compositor recebeu um briefing que misturava elementos do cotidiano, como a cera das velas e o culto da igreja, junto com imagens da vida nas ruas. "A molecada usava aquilo para fazer bucha de balão e transformá-las em balões. E eu pensei: ‘Beleza!’", recordou.
Ele também ressaltou que a canção, além de sua melodia já forte quando surgiu, aborda temas profundos, como a violência e a opressão, utilizando a metáfora da infância perdida. "A ideia era mostrar que aquela criança, que parece fofinha, pode, em um instante, deixar de ser inocente e se tornar um bandido, um preto que é controlado. Tanto que o título original dela era ‘Roubo de Criança’", disse.
A letra de "Reza Vela" reflete essa visão crítica da sociedade, evidenciada pela imagem de uma "Avenida apertada", em contraste com uma ampla. O compositor disse que no final alguns trechos ficaram de fora: "O texto original era mais longo, mas foi cortado, então muitas coisas acabaram não ficando muito claras".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps