Karl Sanders explica incidente com fanático religioso na Rússia durante turnê
Por Emanuel Seagal
Postado em 24 de outubro de 2024
Apesar de contar com mais de duas mil bandas de death e black metal, a Rússia nem sempre é um local acolhedor para bandas estrangeiras de metal extremo, devido ao seu posicionamento antirreligioso e letras de suas músicas. Em 2014, alguns shows do Cannibal Corpse foram cancelados por interferência das autoridades locais, e meses depois as músicas do grupo foram banidas no país alegando "possível risco à saúde mental das crianças" [The Guardian]. Ainda em 2014, o Behemoth teve um problema parecido, quando a banda foi detida após quatro shows com a alegação de que não tinham visto de trabalho, e, portanto, foram deportados e banidos do país por cinco anos.

Em conversa com Perral Helyes, da revista Metal Hammer, Karl Sanders, vocalista e multi-instrumentista da banda de death metal Nile, relembrou a turnê russa que o grupo fez com o Belphegor em 2016 e que quase terminou em pancadaria. "Fomos confrontados por fanáticos religiosos no aeroporto (em São Petersburgo). Era uma situação estúpida — o cara estava tentando provocar o Helmuth (frontman do Belphegor) diante da câmera para que ele brigasse. Nós só queríamos sair dali, voltar para a van, e esse cara, grande como um urso, veio tentar dar um soco no Helmuth. Eu intervi e acabei com aquilo, pois era a coisa certa a fazer. Você não pode deixar seus irmãos apanharem. Se eu ficasse ali, não fizesse nada e o cara o arrebentasse, ninguém se sentiria bem com aquilo. Aquilo ia estragar a turnê, então eu me intrometi, como qualquer um faria", explicou.
O russo agressor, identificado mais tarde como Anatoly Artyukh, é líder de uma organização ortodoxa cristã, e além de dar uma cusparada em Helmuth, conseguiu persuadir os organizadores do show em São Petersburgo a cancelarem a apresentação do Nile e Belphegor, alegando que o evento violaria uma lei contra blasfêmia, que proíbe "ações públicas que desafiam a sociedade e feitas com intuito claro de ofender crenças religiosas", e outra lei que proíbe "incitação de ódio étnico, racial ou religioso". Anteriormente o Belphegor já havia realizado três turnês no país sem problemas.
Além de suas habilidades como multi-instrumentista, Karl Sanders é faixa-preta em taekwondo e jiu-jitsu, mas foi obrigado a deixar os treinos de lado para poupar seu pulso. "Eu amava aquilo. É como tocar death metal, é algo catártico acabar com seu stress assim. É muito divertido! Não parece ser — apanhar e bater em outras pessoas — mas é algo saudável pegar toda aquela agressão e fazer algo positivo com aquilo", disse.
O Nile lançou seu décimo álbum de estúdio, intitulado "The Underworld Awaits Us All", no dia 23 de agosto de 2024, pela Napalm Records.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
O baixista que, para Geddy Lee, está acima de Paul McCartney - e que o próprio Paul não nega
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
A condição estipulada por rádios para veicular músicas do Van Halen, segundo Alex Van Halen
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
A canção pop com "virada de bateria" que Ozzy Osbourne achava o máximo da história da música
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A condição de Rafael Bittencourt para que Edu Falaschi seja convidado no Amplifica
O sufoco que Derrick Green passou em uma pizzaria ao se mudar pro Brasil
O artista que foi o melhor amigo de todos os tempos de Eddie Vedder, segundo o próprio


Nile confirma retorno ao Brasil em março de 2026 com três apresentações
A mitologia de diferentes culturas por meio de cinco bandas de Heavy Metal



