David Andersson, o talentoso guitarrista que era médico e partiu cedo demais
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de outubro de 2024
A banda de Melodic Death Metal Soilwork foi fundada na metade dos anos 1990 pelo talentoso vocalista Björn Strid. Ao longo de sua respeitável carreira, o Soilwork se notabilizou como um dos grandes nomes do Metal moderno, através de uma sonoridade pesada, moderna, intensa e cheia de identidade.
Soilwork - Mais Novidades
Muitos músicos passaram pelo Soilwork, e um dos que permaneceu mais tempo na banda é o guitarrista David Andersson. Coube a Andersson a difícil tarefa de substituir o guitarrista/compositor Peter Wichers, que escreveu algumas das músicas mais interessantes do Soilwork, como "The Chainheart Machine", "As We Speak", "Rejection Role", "Stabbing The Drama", "Nerve" e "Two Lives Worth Of Reckoning".
Andersson se juntou de forma definitiva ao Soilwork em 2012. O guitarrista, que também atuava como compositor, mostrou seu talento logo no primeiro disco que gravou com o Soilwork, o excelente "The Living Infinite" (2013). Ele participou da composição das maravilhosas "Spectrum Of Eternity", "This Momentary Bliss" e "Tongue".
Os fãs de Soilwork também puderam conferir a criatividade de Andersson nos álbuns "The Ride Majestic", "Verkligheten" e "Övergivenheten", todos muito bons do início ao fim.
Excelente músico de estúdio, Andersson ficou de fora de algumas apresentações do Soilwork, por conta de sua profissão: ele era médico, e de acordo com Rasmus Ehrnborn (baixista do Soilwork), um ótimo médico.
"Tudo o que ele fazia era de primeira qualidade. Ele era o melhor médico, era o melhor guitarrista", disse Rasmus, durante uma entrevista concedida à Sense Music Media em 2022. Rasmus também afirmou que Andersson mandava bem na cozinha. "Lembro que, quando fazíamos nossas sessões de estúdio, eu e ele costumávamos cozinhar juntos, e ele era um excelente cozinheiro, sabe?".
Você deve ter percebido que quando falou de Andersson, Rasmus conjugou os verbos "fazer" e "ser" no passado. Pois bem, acontece que David morreu em setembro de 2022, aos 47 anos de idade. Segundo comunicado publicado pelo Soilwork na época do falecimento, a morte de David foi causada pelo álcool e por doenças mentais.
"Ele era uma pessoa muito inteligente e, de alguma forma, sempre sabia do que estava falando. Ele também era... eu o descreveria como eficiente em seu modo de agir. Quando dizia algo, ele escolhia as palavras certas para ser o mais eficiente possível para transmitir sua mensagem, sabe? Não havia conversa fiada com David. Era sempre uma conversa muito substancial, sabe? Ele era mais ou menos assim em tudo. Ele era minucioso. Tudo era muito inteligente com aquele cara, sabe? Ainda não me acostumei a falar sobre ele e ele não está aqui. Isso é difícil. Vou sentir muito a falta dele", comentou Rasmus, que também falou sobre as emoções que sentiu ao tocar músicas gravadas por David.
"Bem, é uma mistura de emoções. A primeira emoção que me atingiu, estávamos ensaiando algumas das músicas ontem, algumas das músicas dele, e a primeira emoção que senti foi tristeza, sabe? Ele não está aqui para tocar [essas músicas] conosco. E a emoção seguinte foi mais de orgulho pela maneira como as coisas deveriam ser feitas, e imaginá-lo ouvindo e aprovando. Vai ser estranho estar no palco tocando as músicas dele.
Uma das homenagens que estamos prestando a David é honrar um de seus desejos, que é o de continuar em turnê e continuar com a banda. Esse era o desejo dele, então essa é uma forma de honrá-lo, e vamos continuar tocando suas músicas, e acho que ele estará sempre conosco. Não há um único dia em que eu não pense em David."
O Soilwork atendeu o desejo de David. O sexteto continua na ativa, e sua atual formação conta com Björn Strid (vocal), Simon Johansson (guitarra), Sylvain Coudret (guitarra), Rasmus Ehrnborn (baixo), Bastian Thusgaard (bateria) e Sven Karlsson (teclado). O single mais recente da banda é "Spirit Of No Return", lançado no dia 2 de outubro de 2024.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Robert Plant confirma show em Porto Alegre para 2026
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Produtor explica o que o levou a afastar Joe Perry das gravações de álbum do Aerosmith
Soilwork lança vídeo de seu novo single, "Spirit Of No Return"
Do Metallica ao Angra - passando por outras bandas -, um breve resumo do "Megadethverso"
Amon Amarth anuncia turnê europeia com Soilwork e Orbit Culture para 2026
5 discos lançados em 2005 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
5 discos dos anos 2010 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Dez bandas de heavy metal que lançaram ao menos dez álbuns de estúdio


