O excelente disco do Soilwork inspirado em dramas pessoais vividos pelos integrantes
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de abril de 2024
A banda Soilwork, que foi fundada na Suécia há cerca de 30 anos, lançou ótimos discos ao longo de sua trajetória. Um desses trabalhos é "The Ride Majestic", décimo registro de estúdio do grupo liderado pelo talentoso vocalista Björn "Speed" Strid, lançado em agosto de 2015.
Sucessor do grandioso "The Living Infinite" (lançado em março de 2013), "The Ride Majestic" é um álbum que mescla peso, melodia e técnica. A interessante mistura, capitaneada pelo versátil e potente vocal de Björn Strid, foi convertida em canções marcantes, como a faixa-título, "Death In General", "Alight In The Aftermath", "Enemies In Fidelity" e "Father And Son, Watching The World Go Down".
"The Ride Majestic" é um disco intenso, profundo e melancólico, que foi gravado em um período complicado para alguns dos integrantes da banda. Björn Strid concedeu entrevista à Billboard em 2015 e falou sobre o conceito do álbum número 10 do Soilwork.
"O álbum é amplamente inspirado em eventos trágicos que ocorreram em nossas vidas pessoais no ano passado [2014]. As letras refletem sobre o significado da existência e a arte de aceitar o fato frio e pesado de que tudo tem que acabar. Elas abordam a solidão, a saudade, a capacidade de visualizar o desastre... Em suma, a escuridão externa e interna que todos nós experimentamos.
Quase todos os membros da banda tiveram uma morte na família durante a gravação do álbum. Além disso, um grande amigo nosso de uma banda jovem e muito promissora chamada Chronus, de Helsingborg [Suécia], também faleceu do nada. Tinha dezenove anos de idade. Absolutamente terrível", declarou o vocalista do Soilwork, que na mesma entrevista, falou sobre a faixa que dá nome ao álbum "The Ride Majestic".
"A introdução cria um certo clima melancólico e, depois disso, é puro caos melódico. Há uma sensação muito épica e antêmica nela, que combina perfeitamente com o título do álbum. Para mim, é uma música que lembra muito o Soilwork. Caminhamos em uma linha tênue entre a melodia e a agressão, e acho que 'The Ride Majestic' realmente acerta em cheio. Consigo ver essa música se tornando um elemento básico ao vivo no futuro, com certeza."
Ainda de acordo com Björn, a letra de "The Ride Majestic" aborda "o medo de morrer e da arte de permanecer são enquanto se está vivo - não querer perder nada, querer abraçar cada momento e ser capaz de trazer tudo de volta no dia de sua morte com um estalar de dedos. É também um tributo àqueles que perdemos e o conforto de esperar que eles nos peguem quando cairmos do outro lado. Acreditamos que, se houver uma vida após a morte, essa música será a trilha sonora dessa jornada. Ela trata da aceitação da vida e da morte e, possivelmente, de tudo o que está no meio e no além", concluiu o cantor e compositor.
Infelizmente, sete anos após o lançamento de "The Ride Majestic", os membros do Soilwork tiveram que lidar com a morte de um integrante da banda. O guitarrista David Andersson faleceu em setembro de 2022, aos 47 anos. A morte de Andersson foi causada por problemas relacionados ao alcoolismo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps