O conselho "inocente" de Rick Rubin que "ajudou" Slayer a demitir Dave Lombardo
Por Mateus Ribeiro
Postado em 14 de outubro de 2024
O talentoso baterista cubano Dave Lombardo teve três passagens pela banda de Thrash Metal Slayer. A segunda dessas passagens foi encerrada em 1992, dois anos após o lançamento do magnífico "Seasons In The Abyss". E aparentemente, a separação não foi muito tranquila, como aponta entrevista que os quatro integrantes originais do Slayer concederam à Revolver Magazine em dezembro de 2008.
Segundo o guitarrista Kerry King (um dos fundadores do Slayer), a coisa começou a desandar por conta de um conselho que o produtor Rick Rubin deu a Dave Lombardo.
"Naquele momento, já tínhamos ido praticamente até onde queríamos ir, tanto pessoal quanto profissionalmente. O Dave não estava tocando à altura. Não sei se ele estava simplesmente cansado, ou o quê, mas sei que um dos motivos foi o fato de Rick ter dito a ele para deixar seu banco [da bateria] mais alto para que as pessoas pudessem vê-lo do público. E quando ele fez isso, sua perna foi embora, seus bumbos duplos se tornaram horríveis. Com o tipo de música que tocamos, isso não pode acontecer. Então, tivemos que resolver o problema. Não me lembro exatamente como aconteceu, mas nos separamos - provavelmente por mútuo acordo. Mas quem sabe? Cada um de nós pode ter uma história diferente sobre isso", relembrou King.
Tom Araya, baixista e vocalista do Slayer, também relembrou a história, porém, ele contou uma versão um pouco mais complexa (e turbulenta).
"Nós nos reuníamos e nos encontrávamos no [restaurante] TGI Friday's antes do ensaio e ficávamos bêbados, e muitas vezes não chegávamos a ensaiar - apenas comíamos e assistíamos a esportes. Mas Dave nunca nos encontrava, ele ia para o local de ensaio e nos esperava. Eventualmente, ele chegava e dizia: ‘Ei, pessoal, vamos começar a trabalhar nas coisas’. Nós dizíamos: ‘OK’. Ele voltava e nós ficávamos lá.
Acho que ele ficou muito chateado com isso depois que fizemos isso várias vezes. Na verdade, ele meio que se descontrolou. Ele fazia uma cena no restaurante. Certa vez, ele disse algumas coisas que... mesmo que eu pudesse me lembrar, acho que não gostaria de repetir o que ele disse. Mas nós pensamos: ‘Cara, de onde está vindo isso?’. Kerry e Jeff [Hanneman, guitarrista] olharam para mim e perguntaram: ‘O que há de errado com seu garoto?’. E eu disse: ‘Meu garoto? De repente, ele passou a ser meu garoto?’. Mas eu era o último a resistir, digamos assim. Eu não conseguia acreditar em algumas das coisas que ele disse, aquilo simplesmente me deixou pasmo. Então decidimos que deveríamos nos separar dele e encontrar outra pessoa."
Paul Bostaph, que veio do Forbidden, foi escolhido como o substituto de Dave Lombardo. No início dos anos 2000, Lombardo retornou ao Slayer, onde permaneceu até 2013, quando foi substituído novamente por Bostaph.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps