O clássico triste dos anos 1990 que fala sobre coração partido e foi regravado por Angélica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de outubro de 2024
A banda irlandesa The Cranberries foi formada no final da efervescente década de 1990 e se tornou um dos grandes nomes de sua geração. Boa parte do (merecido) sucesso alcançado pelo grupo se deve à inconfundível e doce voz de sua vocalista, a talentosa (e saudosa) Dolores O'Riordan, que nos deixou em janeiro de 2018.
O catálogo musical do Cranberries apresenta músicas que fizeram muito sucesso, caso da triste balada "Linger", faixa de "Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We?", primeiro disco de estúdio do grupo, lançado em 1993.

Um dos grandes sucessos da carreira do Cranberries, "Linger" fala sobre uma decepção amorosa vivida por Dolores O'Riordan. "Eu a vejo como uma canção de amor", disse Dolores, em uma entrevista concedida ao site Songfacts em 2017. "É sobre estar com o coração partido por uma situação amorosa. Você ama alguém, mas essa pessoa o rejeita", complementou a cantora, ao ser questionada sobre um verso de "Linger" que diz "Was it just a game for you?" ("Foi apenas um jogo para você?").
A letra de "Linger" foi escrita por Dolores no início dos anos 1990, quando o Cranberries ainda se chamava Cranberry Saw Us (um nome pra lá de peculiar, diga-se de passagem). O baterista Fergal Lawler contou a história em uma entrevista concedida à Rolling Stone.
"Era uma tarde de domingo. Ela chegou com um teclado embaixo do braço, montou-o e tocou algumas músicas. Não conseguíamos ouvi-la porque ela estava cantando com um amplificador de guitarra ou algo assim. Dei a ela uma carona até o ponto de ônibus e disse: ‘Vamos vê-la na próxima semana?’. Demos a ela uma fita com a música de ‘Linger’, que ela levou consigo. Na semana seguinte, ela voltou. Ela já tinha as letras e melodias escritas e cantou junto com o que estávamos tocando, e foi algo como: 'Oh, meu Deus. Ela é ótima’", contou o baterista do Cranberries.
"Linger" virou um hit colossal, que faz sucesso até os dias atuais, como mostram os seus números nas plataformas digitais. Lançada há mais de 30 anos, a música em questão acumula 822 milhões de plays no Spotify, enquanto seu vídeo foi visto 487 milhões de vezes no Youtube.
A bela e melancólica "Linger" ganhou uma versão que foi gravada pela apresentadora/atriz/cantora brasileiro Angélica. Intitulado "Se a Gente Se Entender", a versão de "Linger" gravada por Angélica é a faixa que abre o seu décimo terceiro (e último álbum de estúdio), que foi batizado com seu nome artístico e lançado em 2001.
O clipe de "Se A Gente Se Entender" pode ser assistido no Youtube.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco em que o Dream Theater decidiu escrever músicas curtas
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
Glenn Hughes cancela turnê pela América do Norte devido a problema de saúde
Isa Roddy, ex-vocalista do Dogma, ressignifica balada do Black Sabbath
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
Guitarrista do Metal Church responde declarações de ex-vocalista
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
O disco do Black Sabbath que Bruce Dickinson considera um dos melhores de todos os tempos

Lista: 20 grandes músicas para relembrar o produtivo ano de 1999
Cinco clipes dos anos 1990 que ultrapassaram 1 bilhão de views no Youtube


