Arch Enemy considerou possibilidade de encerrar a carreira após saída de Angela Gossow
Por João Renato Alves
Postado em 21 de novembro de 2024
A vocalista Angela Gossow foi responsável por elevar a popularidade do Arch Enemy após sua entrada, no início do século. Em 2014, os fãs levaram um choque quando ela anunciou a saída – embora continuasse trabalhando como manager da banda. Mas não foi só o público que ficou abalado.
Arch Enemy - Mais Novidades
Em entrevista à Metal Hammer, o baterista Daniel Erlandsson revelou que houve até a possibilidade de que o grupo acabasse ali mesmo. A opção foi discutida durante uma reunião, como o próprio explicou.
"A banda meio que se desintegrou. Lembro de termos uma reunião e você [dirigindo-se ao guitarrista Michael Amott] perguntando se queríamos continuar ou não. Vamos continuar? O que vamos fazer?"
À época, os músicos já tinham as composições que integrariam o álbum seguinte, "War Eternal", disponibilizado no mesmo ano. O trabalho marcou a estreia da canadense Alissa White-Gluz, já reconhecida no underground por seu trabalho com o The Agonist. Ainda assim, Amott não escondeu a insegurança com o momento, citando alguns de seus heróis.
"Trabalhamos muito duro naquele disco. Sabíamos que ele seria examinado e analisado. Foi um momento decisivo para nós, eu acho. Confesso que não tinha grandes esperanças. Quando o Iron Maiden mudou de vocalista [de Bruce Dickinson para Blaze Bayley], demorou muito para as pessoas se interessarem, mesma coisa quando o Black Sabbath mudou de vocalista. Essa é a era de onde eu venho, e eu sei que levou anos e anos para eles ganharem aceitação da base de fãs."
Ao mesmo tempo, o guitarrista ressaltou que a maneira como novidades são assimiladas atualmente foi um facilitador. "As pessoas se acostumam com as notícias muito mais rápido na era das mídias sociais. Ela [White-Gluz] foi ótima, as músicas foram ótimas, o som... tudo foi perfeito naquele disco, eu acho."
Nono álbum de estúdio do Arch Enemy, "War Eternal" também marcou a estreia do guitarrista Nick Cordle, que sairia pouco tempo depois. Seus melhores resultados em paradas internacionais foram o 5º lugar na Finlândia e o 9º na Alemanha.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
Graspop Metal Meeting anuncia 152 atrações em 4 dias de festival
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
Deep Purple lança "Diablo", faixa de seu próximo disco de estúdio
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Indio Solari, lenda do rock argentino, morre aos 77 anos
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
O guitarrista dos anos setenta que The Edge diz ter influenciado todo mundo
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
O disco punk clássico que Billie Joe Armstrong chamou de "um monte de merda"
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
As cinco músicas de "Load" que o Metallica mais tocou ao vivo


As bandas de metal que desandaram e nunca mais voltaram ao auge, segundo youtuber
Crypta abrirá próxima tour do Arch Enemy e The Black Dahlia Murder
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026
Como o Arch Enemy "contribuiu" para o retorno do Nevermore
Metal Hammer lista os 20 melhores álbuns lançados em 2003
Metal Hammer: As melhores músicas da história do Death Metal


