"Nu metal não era um estilo, mas uma época", diz baixista do System of a Down
Por João Renato Alves
Postado em 21 de novembro de 2024
O nu metal foi o último subgênero heavy a alcançar o mainstream. O fenômeno se deu na virada de século e despertou sentimentos extremos para o bem e para o mal. No período, alguns renegaram. No entanto, com o tempo abraçaram. É o caso de Shavo Odadjian.
Em entrevista à rádio 95.5 KLOS (via Blabbermouth), o baixista do System of a Down e Seven Hours After Violet refletiu sobre como foi fazer parte daquela cena. E fez questão de ressaltar as diferenças sonoras entre os envolvidos.
System Of a Down - Mais Novidades
"Alguém me perguntou recentemente sobre ser uma banda de 'nu metal'. E eu tenho uma visão diferente sobre isso. Não foi um estilo. Era uma época em que as bandas tocavam música pesada, mas faziam de outra forma. Não faziam o heavy básico dos anos 80. Misturavam rock-metal com algo diferente, seja hip-hop, punk rock, coisas ecléticas, complicadas, coisas progressivas, prog psicodélico. As pessoas faziam coisas diferentes. Por exemplo, o Deftones tinha aquela vibe Portishead que eles trouxeram para o metal. É muito legal. Há todo um estilo agora — há toda uma música no estilo Deftones estourando no TikTok."
A seguir, o músico falou sobre a saturação que aconteceu quando vários grupos "surfaram na onda". Para tal, usou o exemplo de outro subgênero que sofreu o mesmo impacto.
"Se você pensar bem, mano, mesmo que tenhamos sido um pouco vilanizados — a coisa do nu metal foi cafona por um tempo porque cada era sai e se torna o novo legal. Então, algumas bandas surgiram e arruinaram aquela vibe legal... O heavy metal era ótimo nos anos 80. Então essas bandas surgiram que meio que arruinaram tudo, as bandas de glam metal mais cafonas surgiram. Não quero nomeá-las, mas havia algumas bandas cafonas."
Anteriormente, conversando com a revista Metal Hammer, Shavo reconheceu que a denominação o incomodou por muito tempo. "Eu nunca gostei de ser comparado a ninguém. Quando nos colocavam em um grupo, eu sempre dizia: ‘Nós não somos nu metal, nós somos nossa própria coisa!’. Agora estou mais velho e mais sábio."
Apesar de aceitar o rótulo com maior leveza, ele insistiu que os grupos eram um tanto quando diferentes entre si. "Você não pode comparar System ou Korn com Static-X. Foi uma era de fazer metal de uma maneira diferente. Eles estavam trazendo outros elementos para o metal como um todo e não dando a mínima. É por isso que as crianças de hoje são atraídas e se conectam nesse gênero."
O artista descreveu o movimento como uma "atitude" em vez de um som concreto, comparando-o aos primeiros dias do punk rock na década de 1970. "Nossa era foi assim de uma forma diferente: não tínhamos medo de misturar elementos árabes e armênios com death metal, o Korn não se importava em misturar hip-hop, o Deftones não seguia nada, eles cantavam Sade! O Static-X adicionou disco… Havia um caldeirão tão legal. Você não pode negar que era legal e especial, certo?"
Enquanto o System of a Down segue se reunindo esporadicamente para shows e não lança material novo desde os dois singles de 2020 – "Protect the Land" e "Genocidal Humanoidz" –, Shavo Odadjian disponibilizou recentemente o primeiro álbum do Seven Hours After Violet. O grupo passou pelo Brasil, tocando no Knotfest e abrindo um show da Babymetal.
FONTE: Blabbermouth
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Chuck Billy se inspira em James Hetfield sempre que vai compor para o Testament
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Parceria com Yungblud rende marca histórica ao Aerosmith

System of a Down está no melhor momento da carreira, diz Serj Tankian
Baixista se considera grato e abençoado por música do System of a Down
O melhor disco do século 21, de acordo com o Loudwire
Os 25 maiores álbuns de metal lançados após o ano 2000, em lista da Loudwire
As bandas que formam o "Big 4" do metal dos anos 2000, segundo a Loudwire
Facebook: a popularidade das bandas segundo a rede social


