Guitarrista revela álbum que foi o último feito pelo Mastodon em conjunto
Por João Renato Alves
Postado em 20 de novembro de 2024
Lançado em 2009, "Crack the Skye" foi o quarto álbum de estúdio da carreira do Mastodon. Ficou marcado como o primeiro em que o baterista Brann Dailor assumiu vocais principais.
Durante entrevista à nova edição da revista Guitar Player, o guitarrista Bill Kelliher refletiu sobre o impacto da obra na estrutura interna do quarteto. O músico elencou alguns aspectos que se modificaram e marcaram o início de uma nova etapa. Ele disse, conforme repercussão do Ultimate Guitar.

"Foi a primeira vez que trabalhamos com um produtor de verdade. Brendan O’Brien introduziu muitos elementos positivos à dinâmica. Depois daquele disco, as coisas nunca mais foram as mesmas no que diz respeito a todos nós irmos juntos para um estúdio, sentar e discutir ideias juntos."
Outro momento marcante foi a "briga de bêbados" em que o vocalista e guitarrista Brent Hinds se envolveu com Shavo Odadjian, baixista do System of a Down, e o músico William Hudson. O colega de Bill chegou a ficar em coma.
"Aquele incidente com Brent realmente mudou não só ele, mas a dinâmica da banda. Honestamente, sinto que esse foi o último disco que fizemos como uma banda que estava completa. Bem, não exatamente 'completa', mas o mais juntos possível como uma equipe. Em 'Crack the Skye', todos nós estamos tocando as músicas no estúdio juntos, escrevendo juntos e realmente fazendo um esforço colaborativo. Eu senti que esse foi o auge da nossa carreira naquele álbum no que diz respeito a fazer isso."
Kelliher ainda mencionou outro fator que contribuiu para o distanciamento: a vida e seus desdobramentos.
"Eu sempre disse que cada um dos nossos álbuns é como uma imagem de quem éramos, o que fazíamos, o que pensávamos, quais eram nossas influências e o que escrevíamos na época. É um instantâneo de nós em 2009. Isso foi há 15 anos. É um ponto de referência para mim e uma métrica da música em 2009. É um ótimo disco."
Olhando para trás, as impressões permanecem positivas, apesar dos percalços pelo caminho.
"Não é como se eu sempre o ouvisse. Ao mesmo tempo, quando volto e ouço uma música, nunca me decepciono. Eu fico tipo, ‘Uau, isso é exatamente o que queríamos criar: um álbum que resista ao teste do tempo e, quando você o coloca para tocar, ele te transporta de volta para aquele momento’."
"Cracke the Skye" chegou ao 11º lugar no The Billboard 200, principal parada dos Estados Unidos. É, até hoje, um dos mais vendidos do grupo, tendo faturado disco de prata no Reino Unido.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
A música que Regis Tadeu mandaria ao espaço para representar o melhor da humanidade
O melhor cantor de blues de todos os tempos, segundo Keith Richards
Evanescence lança vídeo oficial da música "Who Will You Follow"
A música sobre John Lennon que Paul McCartney ainda acha difícil cantar ao vivo
Morre Clarence Carter, intérprete de música que virou hit em tradução do Titãs
O álbum do Pink Floyd que Roger Waters achava que só ele poderia conduzir
O álbum do Aerosmith que deveria marcar um retorno importante, mas deixou a desejar
O disco do Metallica que transformou Lars Ulrich em inimigo eterno
O significado de título do novo disco do Anthrax, segundo Charlie Benante
O clássico do proto-metal que Neil Peart detestava; "Era arrastada e monótona"
O baixista que fez Geezer Butler entender o que queria fazer no Black Sabbath

Brann Dailor relembra Brent Hinds e diz que "o amava demais"
Brann Dailor afirma que novo disco de estúdio do Mastodon está finalizado
Os melhores discos de metal de cada ano dos anos 2000 - de Iron Maiden a Mastodon
"Eu acreditei que ia rolar": o dia que Regis Tadeu comprou Jéssica Falchi no Mastodon


