A história do controverso clipe de "The Motherload", clássico do Mastodon
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de agosto de 2025
Com uma mistura singular de estilos — do heavy ao prog metal, passando pelo sludge e pelo stoner —, o Mastodon consolidou-se como um dos grandes nomes do metal contemporâneo. Sua sonoridade plural combina peso e melodia em arranjos complexos, mas sempre envolventes.
Essa fusão de elementos resultou em diversas faixas marcantes, como "The Motherload", presente em "Once More 'Round the Sun" (2014). A canção se destaca por sua energia vibrante e estrutura mais direta, contrastando com outras composições do grupo. Um dos grandes atrativos está no intenso "jogo de vozes" entre o baterista Brann Dailor e o baixista Troy Sanders, que acrescenta força e dinamismo. Do início ao fim, a música é uma descarga elétrica e irresistível de heavy metal.


"The Motherload" também ganhou um videoclipe bastante peculiar. Em entrevista concedida ao site Pitchfork, em 2014, Brann Dailor explicou que a proposta era satirizar produções audiovisuais típicas dos anos 1990.
"O único conceito era que queríamos começar como uma espécie de paródia de um vídeo de heavy metal dos anos 90. Todos aqueles vídeos do início dos anos 90 tinham a mesma aparência: algum tipo de imagem esotérica, meio fora de foco, algo assustador ou estranho. Marilyn Manson, Metallica, Nirvana, todos tinham o mesmo tipo de aparência em seus vídeos."

Segundo Dailor, a ideia era criar algo "bizarro", capaz de confundir o público. Foi então que decidiu incluir cenas de "twerking", estilo de dança que não se encaixa na proposta musical do Mastodon. Para isso, contratou dançarinas de Atlanta, cidade natal da banda.
"Pensei comigo mesmo: qual é a coisa mais bizarra, ou o que as pessoas diriam que não tem nada a ver com um vídeo do Mastodon? E o twerking foi o que me veio à cabeça [...]. Foi uma linha tênue, porque eu não queria que soasse sexista, então pensei que talvez as mulheres ficassem em destaque, parecessem poderosas e travassem uma batalha de dança."
A presença de dançarinas em trajes mínimos gerou acusações de sexismo. Dailor também abordou essa questão polêmica.

"A última coisa que eu queria fazer era aparecer e ficar na defensiva, porque não acho que deva ter que defender isso. É um videoclipe e não deveria ser algo que deixasse as pessoas tão chateadas, porque foi algo divertido que não tem muito significado. Não deve ser levado tão a sério.
Não sei, simplesmente não vejo sexismo nisso. Sei que há mulheres seminuas rebolando. Para algumas pessoas, isso é excitante, mas para mim foi simplesmente incrível. Achei as garotas incríveis e talentosas, e achei incrível de assistir. Adoro quando se transforma naquele efeito caleidoscópico; leva o vídeo a um nível totalmente novo. Mas é óbvio que isso fez as pessoas falarem, você sabe. Eu imaginei que isso aconteceria."

Um dos maiores sucessos do Mastodon, "The Motherload" acumula cerca de 50 milhões de reproduções no Spotify. Seu clipe, disponível no YouTube, aproxima-se de 15 milhões de visualizações.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps