Eric Clapton relembra como conheceu seu melhor amigo George Harrison em show com Yardbirds
Por André Garcia
Postado em 08 de novembro de 2024
No mundo do rock muito se fala sobre inimizades épicas como Roger Waters e David Gilmour, Morrissey e Johnny Marr (e, por anos, Axl Rose e Slash, e Noel e Liam Gallagher). Nos anos 90 teve até o fatídico dia que o guitarrista do Oasis desejou que o Blur morresse daquela doença que vitimou Freddie Mercury.
Há no rock histórias de grandes amizades também, entre elas a de George Harrison e Eric Clapton. Amizade essa que durou até o fim da vida do ex-beatle e sobreviveu até mesmo a um triângulo amoroso: nos anos 60 a esposa de George trocou ele por Eric.
Beatles - Mais Novidades
Em entrevista para a Rolling Stone do começo dos anos 90 o Slow Hand relembrou que "George [Harrison] e eu somos amigos há muito tempo, sempre estamos por perto quando um precisa do outro." Em seguida, ele contou como eles se conheceram.
"Eu tocava no Yardbirds e a gente estava fazendo um show chamado Beatle Christmas Show no Hammersmith Odeon, em Londres. Os Yardbirds iam tocar no final [e os Beatles no começo], d todas as apresentações no meio eram tipo uma music-hall. Como os Yardbirds eram uma banda de R&B e blues, havia um certo interesse[por parte deles]. Do que se trata? Ele [George Harrison] ficou me observando [enquanto eu tocava], e eu fiquei observando ele tocar para ver ele era um guitarrista de verdade. E era mesmo!"
Como Clapton saiu do Yardbirds em 1965, o encontro deve ter acontecido por volta da época do "HELP!". A seguir, o guitarrista falou sobre como a bagagem musical deles era diferente:
"A gente veio de lados diferentes: eu cresci amando a música negra e ele cresceu ouvindo Chet Atkins e Car Perkins — blues e rockabilly, respectivamente. Aquele estilo rockabilly até me agradava,mas mas nunca quis seguir esse caminho. Acho que com ele foi a mesma coisa: o blues atraía ele, mas ele por algum motivo evitava. Ele se sente muito mais confortável com um estilo de dedilhado."
"A gente vive se esbarrando, temos um relacionamento muito próximo. Como ele é uns dois anos mais velho, ele chegou primeiro que eu, então ele tem uma certa arrogância que nunca some. Eu amo ele e ele me ama, como irmãos, como se estivéssemos sempre um testando o outro. Ao mesmo tempo que há um apoio mútuo total. Ele é como meu irmão mais velho, na verdade. Quando estou perto dele, sempre sinto que tenho que fazer um pouco melhor do que normalmente faria."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Devido à demanda, U2 anuncia data extra no Brasil
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
Novo disco de Tony Iommi mantém acesa a chama do Sabbath, segundo resenha da Classic Rock
Overkill é anunciado como headliner do Overload Beer Fest, que será realizado em março
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
O lendário guitarrista que perdeu parte de um dedo e depois o ofereceu como prêmio aos fãs
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
Rod Smallwood desconversa ao ser perguntado sobre planos futuros do Iron Maiden
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
A música dos Ramones que provavelmente seria "cancelada" nos dias atuais
Dirk Verbeuren, do Megadeth, agradece Pete Sandoval por ter inspirado "legiões de bateristas"
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
"Stairway to Heaven" nem "Comfortably Numb"? O solo que Slash coloca acima de todos
Deep Purple lança vídeo oficial da música "Splat!"

A música que Paul McCartney escreveu para fazer pazes com John Lennon depois dos Beatles
A melhor música dos Beatles, de acordo com a Paste Magazine
Por que John Lennon errou ao superestimar Elvis, segundo Bernie Taupin
A curiosa opinião de Eddie Van Halen sobre os Beatles; "Ele odiava a própria voz"
Projeto promete transformar o centro de Liverpool em espaço temático dos Beatles
Duas músicas dos Beatles entram para o Clube do Bilhão do Spotify
O melhor show que Ringo Starr dos Beatles viu em todos os tempos, segundo o próprio
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
Crise financeira leva atração turística dos Beatles em Liverpool a ser colocada à venda
A música do Nirvana que surpreendeu Dave Grohl e poderia estar num disco dos Beatles
A resposta de John Lennon quando perguntado se retornaria aos Beatles em 1975
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"


