Kiko Loureiro e Matias Kupiainen, novos gigantes das seis cordas
Por Michel Sales
Postado em 01 de novembro de 2024
Desde que o Rock N' Roll começou a agitar os ouvidos dos adolescentes na década de 1950, poucos guitarristas se destacaram ao explorar notas vibrantes com um arrojo único, dentre eles: Jimi Hendrix, Eric Clapton, Jimmy Page (Led Zeppelin), Chuck Berry, Keith Richards (The Rolling Stones) Ritchie Blackmore (Deep Purple) e Pete Townshend (The Who).
Logo depois, com o surgimento do Heavy Metal, novos talentos também emergiram, trazendo uma habilidade ainda mais impactante e inovadora ao estilo, dentre eles: Tony Iommi (Black Sabbath), Randy Rhoads (Ozzy Osbourne), Eddie Van Halen (Van Halen), Dimebag Darrell (Pantera), Dave Mustaine (Megadeth), Yngwie Malmsteen, Joe Satriani, John Petrucci (Dream-Theater), Alexi Laiho (Children of Bodom), Gary Holt (Exodus), Kai Hansen (Helloween), Steve Vai, Angus Young (AC/DC), entre outros.
Esses guitarristas ajudaram a moldar o som e a estética tanto do rock quanto do heavy metal, cada um trazendo algo único à maneira como a guitarra é usada em suas respectivas eras e gêneros.
Hoje em dia, podemos facilmente incluir entre os gigantes das seis cordas o brasileiro Kiko Loureiro (ex-Megadeth) e o finlandês Matias Kupiainen (Stratovarius).
Conhecido por sua versatilidade musical e habilidade técnica, Kiko Loureiro ganhou destaque como membro do Angra, onde ajudou a moldar o som da banda com sua mistura de heavy metal, música clássica e elementos da música brasileira. Kiko também integrou por quase 10 anos a lendária banda de thrash metal Megadeth, além de contabilizar vários álbuns solo, explorando uma variedade de gêneros, desde o rock até o jazz e a música instrumental.
Atualmente, Kiko Loureiro é amplamente respeitado por seu virtuosismo, musicalidade e pela capacidade de integrar diferentes estilos musicais em sua performance.
Já Matias Kupiainen ficou conhecido por seu trabalho no Stratovarius, substituindo o exímio guitarrista Timo Tolkki. Mas hoje, Kupiainen é elogiado também por sua habilidade técnica, versatilidade musical e domínio do estilo Power Metal.
Para o Stratovarius, Kupiainen trouxe mais frescor, mantendo o espírito melódico, mas com um toque mais moderno e técnico. Desde sua entrada, ele participou de vários álbuns da banda, ajudando a revitalizar o som e levando o Stratovarius para uma nova era.
Kupiainen é considerado um guitarrista virtuoso, com influências que vão do metal ao jazz e à música progressiva, o que enriquece suas composições e arranjos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps