PJ, baixista do Jota Quest, se manifesta após veiculação infundada de seu falecimento
Por Bruce William
Postado em 30 de dezembro de 2024
Rogério Flausino postou em suas redes sociais uma nota lamentando o falecimento de Renato Tommaso, técnico e músico que esteve ligado ao Jota Quest durante quase duas décadas.
No post, Rogério diz: "Nossos mais profundos sentimentos pela triste e prematura partida do querido amigo e parceiro de caminhada Renato Tommaso. Grande músico e profissional gigante que esteve conosco nestes últimos 18 anos, fosse na estrada, nos estúdios ou nos palcos, se dedicando ao máximo, e vivendo com a gente lado a lado, momentos sempre muito especiais. Nosso mais forte abraço a esposa Dani, a filha Renata e a todos os familiares e amigos dessa grande figura que certamente já se encontra em lugar muito especial, ao lado do criador. Descanse em paz, Renatão. Nosso Muito obrigado por tudo."
Entretanto, alguns sites se equivocaram e entenderam que quem havia falecido teria sido o baixista do Jota Quest, e isso obviamente não agradou PJ, que é o baixista fundador da banda, no posto desde os anos noventa, e que lamentou em suas redes o falecimento de Renato, a quem ele se refere como um "grande amigo", além de reclamar a falta de apuração dos sites que deram a notícia sem procurar mais detalhes.
"Há tempos, todos sabem, que a crítica musical e mídia cultural brasileira vem perdendo toda a importância, talvez pela necessidade da velocidade de transmitir as informações (devido a "praga" das mídias sociais), os novos "repórteres" da área cultural estão mais para "blogueiros" de primeira viagem do que para um verdadeiro estudioso. Sinto saudades dos grandes repórteres musicais como Sérgio Martins, Pedro Alexandre Sanches, entre outros", diz PJ no post.
"Como pode sair uma reportagem dessas? Todos que me seguem sabem que quem faleceu foi o meu grande amigo Renato, que era o meu base tech. E uma reportagem dessas, de um site importante, sequer sabe que eu sou, o baixista do Jota Quest somente há 30 anos, a esta altura do campeonato! Acho isso, primeiro, uma falta de respeito com o Renato, porque não foram a fundo na apuração da notícia. E, segundo, porque propagam uma informação completamente falsa" desabafa, indignado.
Por fim, PJ recomenda: "Galera, bora estudar música, bora ouvir música, bora se aprofundar na cultura. Esse é o conselho que eu dou para os novos repórteres, para os novos críticos musicais e para as pessoas que trabalham com cultura e arte no país . Está difícil demais. A ignorância é total. Isso não pode acontecer de maneira alguma."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps