Geezer Butler destaca duas coisas importantes que toda banda deve ter desde o começo
Por Bruce William
Postado em 14 de dezembro de 2024
Nos primórdios do Rock (e antes disso em outros gêneros) era comum que artistas e bandas não contassem com uma boa gestão financeira, algo que frequentemente levava a grandes prejuízos. E até mesmo gigantes como o Black Sabbath, que moldaram o rock pesado e fizeram história, enfrentaram sérios problemas financeiros devido à inexperiência no mercado e à falta de proteção contra contratos abusivos. Geezer Butler, baixista e principal letrista da banda, refletiu sobre esse período durante conversa com a Lifeminute, destacando a importância de se ter um advogado e um contador desde o início.
Black Sabbath - Mais Novidades

No papo, com transcrição feita pelo Ultimate Guitar, Geezer contou como o Black Sabbath assinava contratos sem qualquer orientação legal, o que gerou graves consequências.
"Contrate um contador e um advogado antes de assinar seus próprios contratos, que foi o que nós fizemos" disse Geezer de forma irônica. "Nós falsificávamos nossas próprias assinaturas antigamente, e pagamos caro por isso. Não vimos dinheiro nenhum até o final dos anos setenta. Digo, obviamente tínhamos um bom estilo de vida, [mas] a administração certamente se deu muito bem com isso", se referindo a desvios financeiros que teriam sido feitos por pessoas da administração.
Apesar dessas dificuldades, o Black Sabbath nunca deixou de acreditar em sua música. Essa determinação foi crucial para superar os obstáculos e conquistar uma base de fãs leal. Geezer destacou, ao ser perguntado sobre um conselho que daria para as jovens bandas: "Acredite em si mesmo, eu acho, porque nos disseram tantas vezes que nunca faríamos nada com nossas vidas. Fomos rejeitados por seis gravadoras antes de sermos contratados pela sétima. Fomos criticados pela imprensa quando finalmente lançaram um álbum. Acho que nosso álbum recebeu mais críticas negativas do que qualquer outro na história. Mas acreditávamos no que estávamos fazendo, e nossos fãs acreditavam em nós. Por isso os fãs ficaram conosco por tantos anos, porque era como uma família. Nós éramos os únicos que acreditavam na nossa música."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
42 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de setembro
Billy Gibbons explica continuidade do ZZ Top tendo apenas sua presença dos membros clássicos
Assista o primeiro show da Cretin Family (Ramones, Green Day, Rancid e Blink-182)
O disco do Rush que baixista do Napalm Death considera perfeito
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
O riff do Black Sabbath que Eddie Van Halen vivia pedindo para Tony Iommi tocar
Tuomas Holopainen diz que refaria apenas uma letra em 30 anos de Nightwish
Por que Luís Mariutti foi barrado no show do Angra, segundo o próprio
O guitarrista que fez Angus Young admitir que nunca se considerou grande na guitarra
O disco que talvez seja a definição mais perfeita de "classic rock"
O apelido com referência nerd que pedaleira de Paulo Miklos ganhou nos Titãs
A personalidade britânica que tem 100 anos de idade e disse "não" ao Nightwish
O álbum do Led Zeppelin que Ozzy Osbourne considerava um dos grandes discos de metal
Por que álbum do Mastodon não é tributo a Brent Hinds, segundo João Nogueira

A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
A opinião de Ozzy Osbourne sobre o álbum "Seventh Star", do Black Sabbath
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
O disco que resume o que é o Black Sabbath, na opinião de Rob Halford
A razão que levou Brian May a recusar tocar em mais faixas do álbum de Tony Iommi
Tony Iommi confirma que vai remixar um dos álbuns mais criticados do Black Sabbath
Hard Rock: As 100 maiores bandas do estilo segundo a VH1


