Geezer Butler destaca duas coisas importantes que toda banda deve ter desde o começo
Por Bruce William
Postado em 14 de dezembro de 2024
Nos primórdios do Rock (e antes disso em outros gêneros) era comum que artistas e bandas não contassem com uma boa gestão financeira, algo que frequentemente levava a grandes prejuízos. E até mesmo gigantes como o Black Sabbath, que moldaram o rock pesado e fizeram história, enfrentaram sérios problemas financeiros devido à inexperiência no mercado e à falta de proteção contra contratos abusivos. Geezer Butler, baixista e principal letrista da banda, refletiu sobre esse período durante conversa com a Lifeminute, destacando a importância de se ter um advogado e um contador desde o início.
Black Sabbath - Mais Novidades
No papo, com transcrição feita pelo Ultimate Guitar, Geezer contou como o Black Sabbath assinava contratos sem qualquer orientação legal, o que gerou graves consequências.
"Contrate um contador e um advogado antes de assinar seus próprios contratos, que foi o que nós fizemos" disse Geezer de forma irônica. "Nós falsificávamos nossas próprias assinaturas antigamente, e pagamos caro por isso. Não vimos dinheiro nenhum até o final dos anos setenta. Digo, obviamente tínhamos um bom estilo de vida, [mas] a administração certamente se deu muito bem com isso", se referindo a desvios financeiros que teriam sido feitos por pessoas da administração.
Apesar dessas dificuldades, o Black Sabbath nunca deixou de acreditar em sua música. Essa determinação foi crucial para superar os obstáculos e conquistar uma base de fãs leal. Geezer destacou, ao ser perguntado sobre um conselho que daria para as jovens bandas: "Acredite em si mesmo, eu acho, porque nos disseram tantas vezes que nunca faríamos nada com nossas vidas. Fomos rejeitados por seis gravadoras antes de sermos contratados pela sétima. Fomos criticados pela imprensa quando finalmente lançaram um álbum. Acho que nosso álbum recebeu mais críticas negativas do que qualquer outro na história. Mas acreditávamos no que estávamos fazendo, e nossos fãs acreditavam em nós. Por isso os fãs ficaram conosco por tantos anos, porque era como uma família. Nós éramos os únicos que acreditavam na nossa música."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps