Como Legião Urbana viabilizou sucesso de "Infinita Highway", segundo Humberto Gessinger
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de dezembro de 2024
Em entrevista ao canal Corredor 5, Humberto Gessinger, vocalista dos Engenheiros do Hawaii, revelou bastidores curiosos sobre o impacto da Legião Urbana no sucesso da icônica música "Infinita Highway". O músico relembrou como a banda de Renato Russo contribuiu indiretamente para abrir caminho a canções longas nas rádios na década de 1980.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
A duração das músicas era um fator limitante na época, tanto pelo tempo disponível em rádios quanto por limitações físicas das fitas. No entanto, o sucesso de canções como "Eduardo e Mônica" e "Faroeste Caboclo", da Legião Urbana, desafiou esses padrões.
"O lance dela ser maior do que o tempo permitido virou quase um charme, algo cool. Você acha que ajudou ‘Eduardo e Mônica’ e ‘Faroeste’ terem sido sucesso?", questionou Clê, do Corredor 5.
"Eu acho. Até porque, cara, isso era inusitado. Eu vou te falar, na época, músicas longas eram exceção. Tinha essa coisa do limite de tempo, que era até física. A fita tinha um tempo máximo. E ‘Infinita Highway’ era longa mesmo."
Gessinger ainda comentou sobre a construção inusitada de outra faixa. "’Refrão de Bolero’ é um sucesso tão improvável! É uma música superlenta. Eu lembro que a gente gravou, mas tinha uns buracos. Então, eu sugeri: ‘Vamos pegar uma guitarra, deixar ela ligada e captar só uma microfonia, criar uma cama de som’. Pensar nisso para uma música tocar em rádio era insano. ‘Como assim, velho? Tu tá destruindo a música!’"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps