A curiosa ligação que conecta as carreiras de Megadeth e Sandy & Júnior
Por João Renato Alves
Postado em 11 de dezembro de 2024
O baterista norte-americano Vinnie Colaiuta é um dos mais bem-conceituados na indústria musical. Aos 68 anos, possui carreira consagrada, percorrendo os mais distintos estilos e subgêneros. De acordo com o Discogs, seu nome aparece em créditos de 1275 lançamentos no momento desta publicação.
Suas parcerias mais reconhecidas mundialmente se deram com nomes como Frank Zappa, Sting e Joni Mitchell. Mas também há espaço para figuras como Barbra Streisand, Billy Joel, Tori Amos, John Fogerty, Luis Miguel, Alejandro Sanz, Joe Satriani, Steve Perry, Jeff Beck, Robby Krieger, Joe Cocker e inúmeros outros.
Os artistas brasileiros que contrataram seus serviços foram muitos. Podemos mencionar Roberto Carlos, Sergio Mendes, João Donato, Moacir Santos, Rita Lee, Paulo Ricardo e Netinho. Em 2001, registrou o álbum homônimo da dupla Sandy & Júnior. O trabalho vendeu mais de um milhão e meio de cópias, impulsionado por hits como "O Amor Faz", "A Gente dá Certo" e "Quando Você Passa (Turu Turu)".
Três anos mais tarde, Colaiuta foi chamado por Dave Mustaine para o disco que inicialmente seria seu primeiro solo. Porém, devido a questões contratuais, acabou marcando o retorno do Megadeth após um breve hiato que marcou o rompimento do vocalista e guitarrista com toda a formação anterior: "The System Has Failed".
O guitarrista Chris Poland, ex-integrante da banda nos anos 1980, também foi contratado especialmente para as sessões, assim como o baixista Jimmy Sloas. Apenas Mustaine é creditado como membro oficial.
A capa traz o mascote Vic Rattlehead vendendo um veredicto de inocência ao então presidente americano George W. Bush. Outros nomes da política local, como Bill e Hillary Clinton, Dick Cheney, Condoleezza Rice e Donald Rumsfeld também aparecem.
À época do lançamento, "The System Has Failed" chegou ao 18º lugar na parada americana, recebendo críticas positivas na mídia especializada. A sonoridade trazia uma reaproximação com a pegada mais heavy, após uma série de discos transitando entre o comercial e o experimental.
Vinnie Colaiuta segue na ativa. Alguns de seus trabalhos mais recentes podem ser encontrados em álbuns como "Bringing It Down To The Bass", de Tony Levin (King Crimson, Peter Gabriel); e "Rio", de Trevor Rabin (ex-Yes).
Vale lembrar que o Megadeth também teve outro músico com ligações a artistas populares nacionais em seu lineup: Kiko Loureiro, ex-guitarrista da boy band Dominó.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps